Revista O Empresário / Número 113 · Outubro de 2007
Abrir uma empresa é sempre um desafio, pois envolve gastos e uma série de medidas burocráticas. Mesmo com as dificuldades para se iniciar no mercado brasileiro, o presidente das Empresas Trevisan e da Trevisan Escola de Negócios, Antoninho Marmo Trevisan, dá os conselhos para quem quer abrir um negócio.
Quais são os principais erros cometidos pelos brasileiros ao abrirem um negócio?
O maior causador do fracasso das empresas é a confusão que as pessoas fazem entre aquilo que gostam de fazer e o que o mercado realmente necessita. Isso significa que, muitas vezes, o novo empresário decide pelo ramo de negócio e pelos produtos comercializados de acordo com afinidades pessoais e coisas que são de seu próprio interesse, esquecendo de consultar o mercado. O erro é que esses interesses podem não ser os mesmos dos clientes e do mercado. Falta planejamento no momento de abrir uma empresa, o que resulta nas altas taxas de falência. A falta de capital de giro também constitui um fator determinante para os rumos do negócio.
O que os empreendedores devem fazer para fugir dessa estatística?
Costumo numerar 10 pontos que o empreendedor deve perceber no momento de abrir um negócio: confira a existência de mercado e as possibilidades de expansão; analise os custos e a lucratividade; questione se dá para fazer com qualidade; crie real valor para seu consumidor e cliente; qualifique a equipe que vai trabalhar com você; lembre-se de que a equação correta é preço menos lucro igual a custo, garanta um bom relacionamento com fornecedores e consumidores; planeje a logística, distribuição e entrega; pense grande; estabeleça condições jurídicas e contábeis para entrada e saída do investidor; e, finalmente, trate o cliente ou freguês não como gostaria que ele fosse, mas como verdadeiramente é.
O que significa essa equação de custo?
.Significa que houve uma inversão da lógica de cálculo. Se antes o empresário calculava o preço do produto a partir da avaliação de seus custos de produção, hoje deve calcular os custos de acordo com o preço praticado no mercado. A concorrência é global e não mais local. Hoje, competimos com produtos de fora, como os chinesses, que têm preços muitos competitivos. Para fazer frente a esses valores é fundamental tornar os custos condizentes. Significa que, quanto menor for o preço de mercado, menor devem ser os custos e o empresário deve estar preparado para se adequar a isso.
O que é necessário fazer para se adequar a essa nova lógica de mercado?
Hoje, o empreendedor deve estar preparado para trabalhar em parceria. É fundamental estabelecer alianças estratégicas, seja com empresas do mesmo ramo ou prestadoras de serviço, para minimizar os gastos. A terceirização também se apresenta como alternativa de potencialização dos benefícios a custos reduzidos.