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Revista O Empresário / Número 107 · Abril de 2007



É fato. O Papai Noel tem os dias contados. E como bons publicitários vanguardistas que somos, já devemos pensar em novas alternativas emocionais em nossas campanhas de natal, e preparar nosso corações, para o fim da sua triste era, a era do Papai Noel.

O bom velhinho passou por várias gerações, já foi muito amado e esperado. Os presentes deixados na árvore de Natal, a história do vovô que viu um brilho durante a noite. Tudo isso vai acabar e a responsável, por incrível que pareça, será a internet. Veja algumas razões.

1- Cada vez mais cedo as crianças estão na internet. E estão ficando mais espertas. Entram em sites proibidos, decoram senhas, conversam com 15 amigos ao mesmo tempo. E aí está o problema. Por curiosidade vão digitar no Google: "Onde mora Papai Noel?" e na lista de links patrocinados estará uma marca antiética dizendo que Papai Noel não existe, que o melhor é garantir os presentes natalinos por lá. Pronto. O clique será inevitável.

2- Faça o teste: hoje, quem sabe os nomes das renas? Você sabe? O Papai Noel está perdendo credibilidade. Se fizermos uma pesquisa, a borboleta do Msn, esse programa mesmo que você usa todo dia, é mais conhecida que o próprio Papai Noel. Viva a banda larga.

3- A internet está fazendo as pessoas dormirem mais tarde. Inclusive as crianças. Na noite de natal, será fácil elas ficarem acordadas até a hora do Papai Noel chegar. Pronto. Ele não vai aparecer. Ou os pais não dão o presente e falam que ele não veio, ou contam toda a verdade. A tradição vai depender do coração de cada um.

4- Em alguns anos o Google Earth cobrirá o planeta inteiro, inclusive o Pólo Norte, lá, onde o bom velhinho tem a sua fábrica. As crianças, de novo elas!, vão procurar onde seus brinquedos são produzidos. Não vão achar nada, a não ser que um milionário, pelo bem da tradição, construa uma bela casa por lá antes de o satélite fotografar.

5- Este é nosso mundo de sacanagem: alguém criou o e-mail papai_noel@hotmail.com, que com certeza tem um monte de crianças na lista do msn. Finja ser uma. Perto do Natal, o mentiroso tem o costume de falar a verdade. É sempre uma decepção em conjunto, um arrastão de sentimentos. Triste infância interativa.

6- Em breve, todo mundo do planeta vai participar do Orkut. E o Papai Noel não pode ficar de fora. O perfil dele já até existe, obviamente falso. Até aí, tudo perfeito, porque as crianças vão continuar se iludindo. Porém, no dia de 26 de dezembro, algumas não vão receber o que pediram e vão reclamar. As crianças hoje têm muita atitude. Quando chegarem à página mensagens, verão scraps de pessoas agradecendo a Barbie que voa, ou o Playstation 5. A decepção será muito grande, afinal elas se comportaram também. O Papai Noel vai perder ainda mais a sua credibilidade.

7- Ok ok. Supomos que algumas crianças ilesas continuarão acreditando no Papai Noel. É possível. Mas quantas dessas vão escrever cartas? Quase nenhuma. Todas vão mandar e-mails. E alguém, aproveitando esse momento, mandará um e-mail resposta com vírus como se fosse o bom velhinho. As crianças vão descobrir que o mundo é cheio de trapaceiros e que um deles é o Papai Noel. Vão ter ódio dele, principalmente quando o computador estiver no conserto e elas ficarem uma semana sem acessar o Youtube. Vai ser a pior semana da vida delas e o responsável por isso será ele, o já quase extinto Papai Noel.

Eu aconselharia você a acreditar friamente nessas palavras. A reflexão no caso é perda de tempo, já que você chegaria à mesma conclusão. O Papai Noel vai sumir. Vai cair como Roma um dia caiu. É fato, é a história, será o passado.

Adeus Papai Noel, foi realmente bom enquanto durou.
Wilson Ferrari Jr, redator
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