Revista O Empresário / Número 181 · Agosto de 2013
Como muitas celebridades já sabem, é possível causar estragos em 140 caracteres, mas mensagens de seu gerente de banco, via Twitter, podem soar ameaçadoras? Alguns gestores acham que sim ou temem que clientes pensem dessa forma, o que tem impedido o desenvolvimento de serviços financeiros por celular e internet.
A aparente falta de interesse de clientes mais velhos e endinheirados pelas novas mídias é uma das razões apontadas por gerentes para evitar incorporar tweets e outras tecnologias aos serviços oferecidos, diz a empresa de pesquisa britânica Compeer.
Muitos gestores disseram que “clientes mais velhos têm pouco interesse em redes sociais”, o que tornaria o investimento desnecessário. Nik Lysiuk, analista da Compeer, disse que a pesquisa mostra que clientes mais ricos parecem inseguros em usar as redes sociais. “Talvez haja mais receio [de clientes e gerentes] em usar mídias sociais e aplicativos no celular porque estão lidando com algo concreto, o dinheiro”, disse ele.
Segundo Lysiuk, alguns gestores relataram que clientes top dão mais valor aos demonstrativos em papel e brochuras de qualidade.
A pesquisa, contudo, identificou diferença de atitude entre os gestores que tomam decisões por conta própria, em busca da rentabilidade prometida, e os que oferecem apenas consultoria. No primeiro caso, diz Lysiuk, a idade média dos clientes varia de 60 a 80 anos, e os consumidores não veem funcionalidade em aplicativos. “Os gestores que se orgulham de repetir o que fazem há 300 anos, deveriam atentar para o fato de que, em 20 com o computador também se tornará ‘velha’”, disse.