Revista O Empresário / Número 181 · Agosto de 2013
A vaidade tem o seu preço. Cada vez mais alto, por sinal, mostra a evolução dos gastos para arrumar o cabelo e maquiar a presidente Dilma Rousseff para suas aparições em rede nacional de TV.
Quando falou sobre as manifestações pelo país, Dilma Rousseff fez seu 14º pronunciamento desse tipo. Nos nove primeiros, preparar o visual presidencial custou R$ 400.
Nos três de dezembro de 2012 a março deste ano, o governo pagou, em cada vez, R$ 3.125 - 681% mais, variação de fazer corar tomate, vilão da inflação. Até no salão de Celso Kamura, cabeleireiro que repaginou o visual de Dilma para a campanha presidencial de 2010 e que tem entre suas clientes celebridades como a apresentadora Angélica, o serviço é mais em conta. Lá, o penteado sai por R$ 330 e a maquiagem custa R$ 350, informam as atendentes do salão. Ao todo, R$ 680.
Em Brasília, os salões mais famosos cobram pouco mais de R$ 210 para arrumar o cabelo. A Presidência informou que valores totais dos pronunciamentos foram reajustados em 2012, porque não eram corrigidos desde 2008. Não esclareceu, contudo, por que o valor com o visual presidencial subiu tanto.