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Revista O Empresário / Número 180 · Julho de 2013



Veja alguns truques e passe para sua equipe de vendas

Cuide-se - Estar saudável e arrumado, mesmo sem exagero, é fundamental. Seu nível de energia depende da sua saúde física e mental, é preciso se cuidar para não parecer cansado ou desmotivado. Clientes gostam de comprar de quem entende sobre o produto e gosta de trabalhar com ele, se encontrar uma pessoa estressada na loja, pode pensar que é porque algo não está bom na empresa.

Vista-se bem - Para cada tipo de loja pode ser mais adequado um estilo ou outro de vestir-se. Não cabe usar social em uma loja de esportes radicais, por exemplo. O ideal é que o jeito de se vestir e portar-se seja semelhante ao do seu público-alvo, assim ele se reconhecerá na hora de comprar, só de olhar para os vendedores, saberá que a loja tem o seu perfil. (Mulheres nunca devem usar roupas provocantes, decotadas demais ou muito curtas para não transmitir uma imagem errada).

O melhor cumprimento - Faça-o em três partes: sorriso, palavras e aperto de mão. (Beijos e abraços são permitidos, claro, dependendo do grau de intimidade que já tem com o cliente ou da cultura local).

Comunicação - Parecer com o cliente faz com que ele sinta mais confiança no vendedor. Isso não só na forma de vestir-se mas, por exemplo, se o cliente fala rápido, se você falar um pouco rápido também, ele se sentirá mais confortável. Caso fale devagar, fale devagar. Se cruzar os braços, discretamente cruze os braços também, ele vai ficar com uma sensação de que o conhece melhor e de que são parecidos.
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