AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Comportamento.



Publicado em: 26/03/2017

A linguagem corporal fornece uma incrível quantidade de informações sobre o que as outras pessoas estão pensando se você souber o que procurar. E quem não teria gostado de ler a mente das pessoas em algum momento?

Você já consegue identificar mais pistas sobre a linguagem corporal do que imagina. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia -- Los Angeles (UCLA) mostrou que apenas 7% da comunicação é baseada nas palavras que realmente dizemos. Quanto ao resto, 38% vem do tom de voz e 55% da linguagem corporal.

Aprender como estar ciente disso e interpretar esses 55% podem lhe dar uma vantagem em relação a outras pessoas.

Quando você está trabalhando duro e fazendo tudo o que pode para atingir seus objetivos, qualquer coisa que o coloque à frente é poderosa e irá agilizar seu caminho para o sucesso.

A TalentSmart testou mais de um milhão de pessoas e descobriu que os escalões superiores de desempenho são preenchidos com indivíduos que têm elevado nível de inteligência emocional (90% dos indivíduos com melhor desempenho, para ser exato).

Essas pessoas conhecem o poder que os sinais não falados têm sobre a comunicação e monitoram a linguagem corporal adequadamente.

Da próxima vez que você estiver em uma reunião (ou mesmo em um encontro amoroso ou brincando com seus filhos), observe estes sinais:

Pernas e braços cruzados indicam resistência às suas ideias. Pernas e braços cruzados são barreiras físicas sugerindo que a outra pessoa não está aberta ao que você está dizendo. Mesmo se estiverem sorrindo e envolvidas em uma conversa agradável, a linguagem corporal delas conta o que está por trás.

Gerard I. Nierenberg e Henry H. Calero filmaram mais de 2 mil negociações para os livros que escreveram sobre a leitura da linguagem corporal, e nenhuma terminou em acordo quando uma das partes tinha as pernas cruzadas durante a negociação.

Psicologicamente, pernas e braços cruzados sinalizam que uma pessoa está mentalmente, emocionalmente e fisicamente bloqueada em relação ao que está diante delas. Não é intencional, por isso é tão revelador.

Sorrisos sinceros franzem os olhos. Quando se trata de sorrir, a boca pode mentir, mas os olhos não. Sorrisos genuínos chegam aos olhos, franzindo a pele e criando "pés de galinha" em volta deles.

As pessoas normalmente sorriem para esconder o que realmente estão pensando e sentindo, por isso, da próxima vez que você quiser saber se o sorriso de uma pessoa é genuíno, procure por rugas nos cantos dos olhos. Se não estiverem lá, aquele sorriso está escondendo algo.

Copiar sua linguagem corporal é um bom sinal. Já esteve em uma reunião com alguém e notou que todas as vezes que você cruzava ou descruzava as pernas, a pessoa fazia o mesmo? Ou talvez as pessoas inclinavam a cabeça da mesma forma que a sua quando você estava falando?

Isso, na verdade, é um bom sinal. Espelhar a linguagem corporal é algo que fazemos inconscientemente quando sentimos um vínculo com a outra pessoa. É um sinal de que a conversa está indo bem e que a outra pessoa é receptiva à sua mensagem.

Esta informação pode ser especialmente útil quando você está negociando, porque mostra o que a outra pessoa está realmente pensando sobre o negócio.

A postura revela o segredo. Já viu uma pessoa entrar em uma sala e, imediatamente, você sabe que ela é quem dá as ordens? Esse efeito tem muito a ver com a linguagem corporal e, muitas vezes, inclui uma postura ereta, gestos feitos com as palmas viradas para baixo e gestos abertos e expansivos em geral.

O cérebro é programado para igualar o poder com a quantidade de espaço que as pessoas ocupam. Ficar de pé, ereto, e com os ombros para trás é uma posição de poder; parece maximizar a quantidade de espaço que você preenche.

Curvar-se, por outro lado, quer dizer que você encolheu sua postura; parece ocupar menos espaço e projeta menos poder. Manter uma boa postura impõe respeito e promove o envolvimento, seja você líder ou não.

Olhos que mentem. A maioria de nós provavelmente cresceu escutando: "Olhe nos meus olhos quando estiver falando comigo!". Nossos pais estavam agindo sob a suposição de que é difícil sustentar o olhar de alguém quando você está mentindo, e eles estavam certos até certo ponto.

Mas isso é tão senso comum que as pessoas irão, muitas vezes, deliberadamente manter o contato visual em uma tentativa de esconder o fato de que estão mentindo. O problema é que a maioria delas exagera e olha nos olhos a tal ponto que se torna desconfortável.

Em média, os norte-americanos mantêm contato visual de sete a dez segundos, mais tempo quando estamos escutando do que quando estamos falando. Se estiver conversando com alguém cujo olhar está fazendo você se contorcer -- especialmente se a pessoa estiver muito rígida e sem piscar -- existe algo por trás e ela pode estar mentindo para você.

Sobrancelhas levantadas indicam desconforto. Existem três emoções principais que fazem suas sobrancelhas levantar: surpresa, preocupação e medo. Tente levantar suas sobrancelhas quando está conversando informalmente com um amigo.

Difícil, não é? Se alguém que estiver conversando com você levanta suas sobrancelhas e o assunto não é algo que, pela lógica, causaria surpresa, preocupação ou medo, há algo mais acontecendo.

Balançar a cabeça exageradamente sinaliza ansiedade por aprovação. Quando você está contando algo para alguém e essa pessoa balança a cabeça excessivamente, isso significa que ela está preocupada com o que você pensa dela ou que você duvida de sua habilidade de seguir as instruções.

Uma mandíbula contraída sinaliza estresse. Contrair as mandíbulas, encolher o pescoço ou uma testa franzida são todos sinais de estresse. Independentemente do que a pessoa estiver dizendo, esses são sinais de desconforto significativo.

A conversa pode estar se enveredando por um caminho sobre o qual esse alguém se sente ansioso, ou a mente da pessoa pode estar em outro lugar e ela está focada naquilo que a está estressando. A chave é observar o descompasso entre o que a pessoa fala e o que sua linguagem corporal tensa está dizendo.

Juntando tudo

A conclusão é que, mesmo se não puder ler o pensamento exato das pessoas, você pode aprender muito sobre a linguagem corporal delas, e isso é especialmente verdade quando as palavras e a linguagem corporal não coincidem.

Quais outras pistas sobre linguagem corporal você está procurando? Compartilhe seus comentários na seção abaixo, já que eu aprendo tanto com vocês quanto vocês comigo.


notícias da mídia Notícias pesquisadas em jornais e sites.

AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide