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Publicado em: 24/02/2020

Observar, registrar e analisar. Para quê?

Determinadas experiências consequentes de observações por longos períodos de tempo podem servir como base auxiliar para apontar a solução de um problema. Isto é, a geração de resultados está diretamente relacionada à capacidade humana de observar, registrar e analisar. E estas são características que podem estar em você de forma natural. Mas nem sempre é assim.

Já que muitos não têm estas habilidades fantásticas, será que dá para treinar? Um estudo realizado pelo PhD em Ciências Júlio César de Lima aponta que sim! Observar é algo que exige outras práticas fundamentais como paciência e frieza.

Um excelente observador e registrador tem a devida calma e capacidade analítica de “anotar” tudo ou, quase tudo que lhe passa aos olhos. Essas características são fatores diferenciais pois resultam em acumular dados, fatos e detalhes e, sem dúvida nenhuma, a maioria das pessoas não faz isso por inúmeras razões. Tenha um diário onde possa anotar ou utilize o seu smartphone para tal.

Como se pode treinar a capacidade de observar? Faça como alguns consumidores em um shopping center! Eles observam detalhes importantes para adquirir uma roupa ou um calçado. Experimentam durante um bom tempo, verificam se está de acordo com o seu gosto. Sentem-se “poderosos” ou, simplesmente, felizes com aquele produto. Pode parecer um tanto complexo para quem acompanha, mas essa prática gera bons resultados.

Outro modelo a ser levado em consideração, como um exemplo a ser seguido, é o de um cientista. Cientistas, como sabemos, observam, observam, observam e observam. Estes profissionais desenvolvem, ao longo de anos de treinamento duro, uma capacidade de ater-se a detalhes que não podem ser detectados por pessoas comuns.


Neste árduo trabalho de ajudar o desenvolvimento da ciência, eles precisam publicar os seus resultados na forma de artigos. E publicar artigos em revistas de alto impacto científico e tecnológico requer diversas qualidades e trabalho minucioso. Não digo que você tenha que passar por um longo treinamento na academia para se desenvolver. Apenas que observar é uma característica que tem de ser treinada até o momento que se está seguro acerca do que se observa. Simples assim.

Use a sua perspectiva para observar, registrar e analisar esta história abaixo. Há pouco tempo atrás, especialistas em biotecnologia de plantas do Centro de Biotecnologia da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) publicaram um artigo de grande repercussão acadêmica.

Mas para chegar lá, primeiro o líder de área teve que convencer o seu supervisor que havia a possibilidade de desenvolver um ótimo trabalho e publicar um artigo excelente. Pois havia um certo descrédito em relação a esta ideia, uma vez que é muito difícil ter um artigo aceito em algum periódico científico internacional de ponta.

O trabalho do grupo foi o seguinte: “observaram” incessantemente a literatura científica e, chegaram à conclusão que o assunto que estavam trabalhando vinha crescendo internacionalmente, mas não havia nada igual ao trabalho que desenvolviam.

Isso custou ao grupo aproximadamente quatro anos de muita paciência, de atitude e de execução. Resultado final, conseguiram publicar um trabalho inédito em um periódico científico de alto impacto.

Este trabalho tem, até o momento, aproximadamente três mil visualizações e downloads. O próprio trabalho já foi referenciado em milhares de outras publicações. Então, o resultado da observação incessante e meticulosa gerou algo inovador.

Para convencer as pessoas de que algo é possível, primeiro é preciso convencer a si mesmo. E observar, em detalhes, é parte deste convencimento. Se você está cercado de dados, resultados claros e convincentes, pode ter certeza de que convencerá os outros. Utilize o poder da observação minuciosa para convencer seus pares, seus comandados e seus superiores de que está no caminho certo.

Se você for astuto o suficiente para perceber o que as pessoas desejam, BINGO! A probabilidade de ser mais assertivo aumenta. Mas como fazer isso com credibilidade?

Observar, também passa por testar se a observação faz sentido.

Veja o mercado atual.

Lidar com milhares de dados de diferentes origens é uma constante. Hoje, pode-se dizer que a Ciências dos Dados tem um papel fundamental. Por trás deste campo, que cresce exponencialmente, existe muita observação, registro e análise.

Tanto humanos quanto máquinas observando e registrando. O passo a seguir é transformar estas observações em números e interpretá-los de forma concisa para direcionar as decisões. Por exemplo, qual seria a melhor estratégia de marketing ou vendas se os dados demonstram que o consumidor compra vinho mais frequentemente no inverno do que no verão?

Como desenvolver campanhas mais assertivas no outono para direcionar as vendas na estação seguinte? Enfim, a tomada de decisão efetiva não pode estar baseada simplesmente no “achismo” ou “empirismo” e sim, em metodologias e estratégias que levem em consideração o ponto de vista essencialmente humano, com o devido tratamento e análise dos dados obtidos.

Há ainda um último ponto a considerar. Provavelmente um dos mais árduos, por mais incrível que pareça. A arte de ouvir! Parece um chavão, mas “temos uma boca e duas orelhas!” Ou seja, a escuta totalmente ativa gera como consequência, o aprendizado maduro. Faça esta pergunta: quantas vezes você parou para ouvir “atentamente” no dia de hoje? Você saberia relatar isso? Difícil, hein! Apesar de algo tão simples, talvez, mas o ser humano tem uma imensa dificuldade de ouvir verdadeiramente e atentamente.

Para ser um excelente gestor e líder, essa “arte” tem de ser incansavelmente aprimorada. Como gerar esta mudança de atitude, então? Muita dedicação, disciplina e algo que é desafiador: ser empático. Isso mesmo, colocar-se no lugar do outro e perceber, de fato, que todos têm o direito de expressar o que desejam. O seu colega de trabalho também tem o inquestionável direito de ser ouvido.

Quando você está atento ouvindo, você aprende infinitamente mais do que quando fala ou realiza qualquer outra atividade dentro da relação observador X observado. Além disso, quem está como locutor na circunstância, em que você é o ouvinte, se dará conta no futuro de que você é merecedor de crédito.

Portanto, caros líderes e gestores, a arte de ouvir colocará vocês em uma outra posição frente aos seus liderados. Não tenha dúvida de que aqueles que são ouvidos e, especialmente, atendidos serão seus aliados de forma sólida.

Mas quando estarei pronto 100%? Provavelmente, esta é uma fronteira difícil de alcançar e que exige um treinamento durante toda a vida. Nunca se está pronto 100%.

* Juan Pablo D. Boeira é CDO – Chief Digital Officer – Innovation Center, mestre e doutorando em Design Estratégico e Inovação pela UNISINOS e professor de Inovação e Tópicos Avançados de Marketing na UNISINOS, ESPM e PUCRS
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