AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 23/09/2019

Perda de renda, demissão, queda no faturamento empresarial, falta de planejamento financeiro e até mesmo falta de Educação Financeira.

É por estes e outros motivos que tanto pessoas físicas quanto jurídicas chegam ao endividamento que torna-se tão excessivo que faz com que seu CPF e/ou CNPJ seja negativado, sendo inscritos nos órgãos de proteção ao credito, como por exemplo: SPC, SERASA, BACEN (Banco Central do Brasil), Registro de Títulos de Cobrança em Cartórios de Protestos.

Neste momento começa algo desesperador para muitas pessoas físicas e empresas, que nem conseguem tomar decisões e parece que cada vez fica pior e se sentem ineficazes, tomando decisões erradas e piorando o processo, algumas até o ponto de recorrerem a agiotas (jamais façam isso). E a grande pergunta que não sai do inconsciente: será que tem jeito?

O bom de tudo é dizer para você que SIM. Como dizem, para tudo tem jeito menos para a morte.

Saiba que neste momento é hora de parar tudo e dar uma respirada e começar a tomar decisões certas. A primeira é ter ajuda de um profissional da área, que é o Educador Financeiro.

O Educador Financeiro auxiliará nas tomadas de decisões para que tudo comece a se resolver, fazendo com que você e/ou sua empresa tomem um novo rumo.

E o que é mais interessante é que normalmente as pessoas físicas e empresas que chegaram ao fundo do poço e tem uma orientação eficaz e colocam em prática, além de sair do endividamento se tornam grandes investidoras e isso é uma realidade.

Outra pergunta que não quer calar e você deve está fazendo: como contratar os serviços de um Educador Financeiro sem ter recursos para pagar?

Existem muitos Educadores Financeiros que estendem a mão neste momento sabendo da situação e recebem depois e também em alguns Estados e Países temos muitas Instituições para ajudar, como por exemplo: PROCON, DEFENSORIA PÚBLICA, DEVEDORES ANÔNIMOS, etc.


As tomadas de decisões em orientação são muito ineficazes e um exemplo delas é a realização de acordos com instituições financeiras ou qualquer credor sem antes uma análise da dívida e se realmente a pessoa física e/ou a empresa terão condições de honrar o acordo.

Uma das piores coisas que podem acontecer é a quebra de acordo, pois a divida volta novamente e estas instituições não perdoam e o que já foi pago não é recuperado e este é um dos principais motivos para ter uma assessoria no momento das negociações.

Os advogados também ajudam muito em casos de cobranças e juros indevidos e até mesmo superendividamento. Percebeu a importância do profissional preparado para a função?

Outra medida à se tomar é rever toda estrutura de custos fixos e receitas pois como tudo mudou é necessário fazer um novo planejamento de acordo com a realidade atual e começar a verificar onde foi o erro e o que deixou de fazer, na maioria das vezes é esquecida a Reserva de Emergência e também existe o fato de altos gastos desnecessários que levam a esta situação.

O importante é saber que tudo tem jeito neste momento, mas também é importantíssimo colocar em práticas as orientações dadas pelos profissionais, ter atitude, perseverança e acreditar que tudo pode mudar pois desta forma as coisas não apenas voltarão ao normal, mas serão melhores do que era antes.

Não existe mágica e sim um trabalho a ser desenvolvido e um novo modelo de comportamento financeiro para que se alcance o que é esperado e isso tem que ser trabalhado juntamente com a família 9no caso de pessoa física) e levado tal cultura também para a empresa (no caso de pessoa jurídica).

Jamais perca a esperança diante de uma situação financeira complicada e saiba que sempre terá jeito pois entenda que o Planejamento Financeiro é uma das ferramentas mais importantes alinhadas ao seu comportamento econômico e já que sabe disso e ainda não passou por nenhuma dificuldade faça hoje mesmo seu Planejamento Financeiro Pessoal e/ou Empresarial e se está nesta situação complicada busque ajuda e não tenha vergonha e jamais aja sozinho, busque ajudas e sempre CUIDE MELHOR DO SEU DINHEIRO.

(Carlos Virtuoso)
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide