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Publicado em: 24/06/2019

Não são as horas extras que você faz na jornada de trabalho que vão lhe rotular como alguém que faz um “bom trabalhador”; na verdade, não só um bom trabalho é o essencial para a forma como as pessoas lhe veem na empresa. Há alguns pontos que são tão importantes quanto os resultados que você alcança.

Um artigo publicado em uma rede social “feita por mulheres e para mulheres” sobre o mundo corporativo (como assim se define), traz oito pontos cruciais para a manutenção da sua reputação e consolidação do seu nome como um bom profissional. Essas dicas valem para todos os gêneros!

Seja pontual

Chegar na hora é um ponto-chave para a maneira como você é visto no ambiente de trabalho. Apesar de, no Brasil, a ideia de que estamos sempre atrasados seja bastante difundida, ser pontual se torna mais um atrativo para construir sua reputação na empresa. Todos se atrasam uma vez ou outra, normal, o problema é estar sempre atrasado.

Tenha voz ativa — e saiba quando usá-la

Ter opiniões na empresa, mostra que você se preocupa com a empresa ao ponto de refletir sobre o que acontece nela. O que também demonstra autoconfiança. As pessoas mais influentes sabem o momento certo que a sua opinião é bem-vinda e realmente pode agregar à situação, empoderando, assim, o profissionalismo delas.

Peça ajuda

Inevitavelmente vamos ter algum ponto nas nossas carreiras onde não vamos saber exatamente o que fazer. Logo, não há problema em pedir ajuda em vez de simplesmente fazer algo sem segurança. Pedir ajuda a alguém também é um sinal de que você não deixa o seu ego atrapalhar o trabalho a ser feito.

Adapte-se

A mudança é uma parte natural no ambiente de trabalho. Seja a mudança das suas atividades no dia a dia ou mesmo de alguém novo na gerência. Funcionários que mostram-se capazes de se adaptar à nova realidade são melhor avaliados pela companhia do que os que lutam e resistem à mudança. Claro, não quer dizer que você deve concordar com tudo, mas sabe analisar e ponderar as situações a que você é exposto.

Mantenha o profissionalismo

Tudo bem, esse ponto parece óbvio. Mas a questão é que uma atitude profissional deve ser mantida sempre no ambiente de trabalho e é extremamente valiosa. Por exemplo, basta manter-se calmo em situações complicadas e não fazer parte das fofocas no trabalho para já manter seu profissionalismo.

Seja legal

É apenas uma questão de ser amigável e gentil, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida. Passamos uma boa parte das nossas vidas dentro da empresa e ninguém merece ter que lidar com alguém que não se importa com quem está ao seu redor. Não é para bajular ninguém, é ser genuíno e sincero com os colegas de trabalho para manter um ambiente de trabalho saudável.

Ajude os outros

Seja para pegar um café para todos antes de uma reunião ou para organizar a sala de descanso, esteja disposto a oferecer ajuda a alguém que precise. O que, novamente, mostra a sua preocupação com situações no ambiente de trabalho e tal atitude é percebida no radar dos gerentes.

Seja uma presença positiva

Você ajuda a manter a estima alta no ambiente de trabalho. Está disposto a encorajar os outros e oferecer positividade quando o escritório está meio desanimado. A preocupação com a motivação dos outros é um fator agravante no aumento da produtividade e faz toda a diferença na atmosfera coletiva do trabalho.

(Gabriel Costa)
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