AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 18/05/2019

Todos sabemos como é se sentir manipulado emocionalmente. E a manipulação pode ser extremamente eficaz, por essa razão é que algumas pessoas sem escrúpulos lançam mão desse recurso com frequência.

Há alguns anos, o Facebook, junto a pesquisadores de Cornell e da Universidade da Califórnia, conduziram um experimento em que eles, intencionalmente, jogaram com as emoções de 689 mil usuários ao manipular a linha do tempo deles, onde alguns só viam más histórias e outros apenas posts positivos. Quando aquelas pessoas postaram suas próprias atualizações, elas demonstraram terem sido altamente influenciadas pelo humor das publicações a que foram expostas.

O Facebook foi bastante criticado por conta do experimento, principalmente porque nenhum “participante” consentiu em fazer parte do estudo. Talvez mais assustadora do que a gafe do Facebook foi a facilidade com que as emoções das pessoas foram manipuladas.

Afinal de contas, se o Facebook pode manipular suas emoções só por dar uma mexida no seu feed, imagine o quanto é fácil para uma pessoa real, que conhece suas fraquezas e gatilhos, fazer o mesmo. Um manipulador habilidoso pode destruir sua auto-estima e até lhe fazer questionar a própria sanidade.

É exatamente pelo fato da manipulação emocional ser tão destrutiva na sua vida que é importante você reconhecê-la. O que não é tão fácil quanto parece, pois os manipuladores são, geralmente, muito habilidosos.

Eles começam com atitudes delicadas e vão aumentando o nível com o tempo, tão vagarosamente que você nem percebe o que está acontecendo. Felizmente, se torna fácil identificar os manipuladores se você sabe o que procurar.

Como reconhecer um manipulador

1. Eles minam a sua crença na realidade porque mentem incrivelmente bem

Insistem que um incidente não aconteceu quando aconteceu, e insistem que disseram algo que nunca foi dito. O problema é que eles são tão bons nisso que você é quem acaba questionando a própria sanidade. Insistir que qualquer que seja o que causou o problema é um delírio, ou produto da sua imaginação, é uma maneira poderosa de se livrar de problemas.

2. As palavras não condizem com as ações

Os manipuladores vão lhe dizer o que você quer ouvir, mas as ações são outra história. Prometem dar suporte, mas, quando é necessário, eles agem como se o que você pede é completamente sem sentido. Dizem que são muito sortudos por lhe conhecer e depois agem como se você fosse um fardo. O que é mais uma maneira de minar a sua crença na própria sanidade. Eles fazem você questionar a realidade que você vê e tentam lhe moldar de acordo com o que os é conveniente.

3. São experts em se livrar da culpa

Manipuladores são mestres em tirar vantagem do seu sentimento de culpa. Se você comenta algo que lhe incomoda, fazem você se sentir culpado por mencionar aquilo. E se você não faz o comentário, vão lhe culpar por guardar o que pensa e deixar você mal por isso. Quando você lida com essas pessoas, qualquer coisa que você faz é errado e não importam os problemas que vocês tenham, a culpa é sua.

4. Fingem ser vítimas

Ao falar de manipuladores, eles nunca vão ser culpados. Não importa o que fazem — ou falham ao fazer — é sempre culpa de outra pessoa. Alguém que os levou a fazer aquilo — e, geralmente, é você. Se você se irrita, é sua culpa por ter expectativas que fogem da realidade; já se eles ficam com raiva, a culpa é sua por irritá-los. Eles se responsabilizam por nada.

5. Se abrem demais e muito cedo

Seja numa relação pessoal ou de negócios, os manipuladores emocionais sempre parecem pular alguns passos. Sempre se abrem demais, muito cedo — e esperam o mesmo de você. Criam uma imagem de vulnerabilidade e sensibilidade, mas é uma farsa. O truque faz você sentir-se “especial” por conhecer a intimidade deles, no entanto a intenção é lhe fazer sentir pena deles e responsável por seus sentimentos.

6. Eles são um buraco negro emocional

Seja lá o que os manipuladores estejam sentindo, eles são gênios em absorver a energia de todos ao redor. Se estão de mau humor, todos percebem isso. Mas essa não é a pior parte: eles são tão habilidosos que, não só todo mundo sabe que eles estão de mau humor, todos sentem o mesmo. O que cria uma tendência das pessoas sentirem-se responsáveis pelo humor deles e obrigadas a cuidar disso.

7. Comprometem-se a ajudar — talvez até a se voluntariar — depois agem como mártires

Um esforço inicial para ajudar que daqui a pouco se tornam suspiros, resmungões e sinais de que qualquer coisa que ele faça é um grande esforço. E, se você comenta sobre aquela relutância, vão lhe enrolar, assegurando que, claramente, eles querem ajudar e que você está sendo paranóico. O objetivo? Fazer você se sentir culpado, desacreditado e até mesmo louco.

8. Sempre vão lhe calar

Não importa quais os problemas que você tenha, os manipuladores sempre vão ter piores. Vão acabar com qualquer legitimidade das suas reclamações ao lembrar que os problemas deles são bem mais sérios. A mensagem? Você não tem motivo para reclamar, então cale a boca.

9. Eles sabem todos os seus pontos críticos e não hesitam em utilizá-los

Quem manipula sabe seus pontos fracos e é rápido em usar esse conhecimento contra você. Se você está inseguro sobre o seu peso, vão comentar sobre o que você come e sobre suas roupas apertadas; se você anda preocupado com uma apresentação que vai ter em breve, os manipuladores vão dizer o quanto a plateia é julgadora e intimidante. O que eles sabem sobre suas emoções é fora do comum, mas usam isso para lhe manipular e não para lhe fazer bem.

Como superar manipulações

Manipuladores emocionais mexem com a sua cabeça porque o comportamento deles é irracional. Pode ter certeza — as atitudes deles realmente vão contra a razão, então por que se permitir respondê-los emocionalmente e ser engolido pela situação?

Quanto mais irracional e insensato alguém é, mais fácil deveria ser para você escapar das suas armadilhas. Pare de tentar vencê-lo no próprio jogo deles. Distancie-se emocionalmente dessas pessoas e se aproxime como se elas fossem o seu projeto de ciências (ou como se você as analisasse, se você preferir tal analogia). Você não precisa reagir ao caos emocional — apenas aos fatos.

Manter uma distância emocional requer consciência. Você não consegue parar alguém de disparar os seus gatilhos emocionais se você não reconhecer quando acontece. Algumas vezes você vai se encontrar em situações que precisa se recolher e pensar a melhor maneira de ir em frente. Isso é normal e você não deveria ter medo de tirar um tempo para praticar.

A maioria das pessoas sentem-se assim porque trabalham ou moram com alguém do tipo e não têm como controlar o caos. Isso não poderia estar mais errado. Uma vez que você identifica um manipulador, você começará a reconhecer o comportamento deles como previsível e fácil de entender.

O que vai lhe preparar racionalmente sobre quando e onde você deve enfrentar essas pessoas e quando e onde não deve. Você pode estabelecer fronteiras, mas tem que fazer isso consciente e proativamente. Se deixar tudo acontecer naturalmente, você está suscetível a se encontrar constantemente enrolada em conversas difíceis.

Ao criar as fronteiras e decidir quando e onde você vai encarar uma pessoa difícil, você pode controlar muito do caos. O único truque é preparar suas defesas e manter os limites bem estabelecidos quando a tal pessoa tentar cruzá-los, o que vai acontecer.

Concluindo

Os manipuladores podem atingir a sua ideia de quem você é e até mesmo lhe fazer duvidar da própria sanidade. Lembre-se: ninguém pode lhe manipular sem o seu consenso e cooperação.

(Travis Bradberry)
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide