AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 29/12/2018

Hoje temos um arsenal de informações disponíveis em revistas, livros, sites... É certo valorizarmos a importância de empresas públicas e privadas que disponibilizam programas para desenvolvimento de competências.

Mas, se de um lado temos muitas informações e meios, do outro, temos a velocidade das coisas, no que se refere aos aspectos mercadológicos, que possam retratar em tempo, as evoluções comportamentais dos consumidores.

Mas aqui devemos ser práticos e focados nestes três pontos:

1 – Quantos empreendedores que se predispõem a iniciar uma atividade conhecem realmente a atividade e o segmento escolhido?

É necessário responder a estas questões:

A – Localização – Qual o local ideal para atender meu público levando em consideração: perfil do cliente, acessibilidade, cultura, costumes, entre outros?

B – Público - Qual o meu público alvo?

C – Produto - Qual é o mix de produtos escolhido?

D – Investimentos – Foi feito uma análise prévia do investimento (Capital de Giro e Investimento Fixo)? Independente se o capital for próprio ou de terceiro, se faz necessário trabalhar prazos de retorno, juros, amortizações, enfim são muitos elementos.

E – Um Planejamento – A arte de planejar a empresa deve considerar todas as informações e cenários que o empreendimento estará sujeito, desde o ambiente interno (pontos fracos e fortes) quanto o ambiente externo (oportunidade e ameaça);

F – Retorno do Investimento: Um grande problema aqui, é aquele famoso “achismo”. Sem muitas delongas, recomendo ser parceiro do contador, pois só contabilmente você consegue redefinir suas estratégias e assim, minimizar os impactos e riscos.


02 – Ninguém tem a receita do bolo pronta. Você abre o negócio e está sujeito às adversidades do mercado.

As questões a seguir precisam de respostas o tempo todo.

* As estratégias de marketing foram definidas e estão funcionando?

* Os preços de vendas estão condizentes com a qualidade e prática do mercado?

* As logísticas de entrega atendem as exigências do mercado?

* Estamos trabalhando a inovação e exigências de mercado?

* E a marca? Já temos um público fiel e seguidor?

A cada resposta obtida, deve ser traçado um plano de ação, com um cronograma rígido de prazos e responsabilidades tendo como foco principal a satisfação e o atendimento preciso da clientela.

03 - O perfil da maioria dos empreendedores não consegue trabalhar a sua saída do operacional e com isso não conseguem pensar de forma estratégica o seu negócio. Nenhum negócio vai longe sem as atualizações, monitoramentos e avaliações dos resultados.

Enumeramos alguns pontos que não podemos deixar de observar.

* A rotatividade, a validade do estoque e sua reposição;

* A política dos preços e suas estratégias de comercialização;

* As políticas de venda com análise de campanhas promocionais, análise de fluxo de clientes, pós venda, fidelidade...

* O fluxo de caixa e análise das contas a receber e a pagar;

* Os sistemas de gestão interna, incluindo as políticas de capacitação e de qualidade;

* A atualização das análises mercadológicas;

* O planejamento estratégico nos seus pontos da matriz SWOT, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças;

* E para o futuro? A empresa tem planos de curto médio e longo prazo;

* As remunerações dos empresários fora da realidade da empresa;

* A aplicação de parte da receita com itens não previstos;

* As planilhas de análise de riscos;

É preciso blindar o negócio antes que o dinheiro acabe. Estas considerações estão respaldadas em experiências vividas.

(Ana Régia Passos)
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide