AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 22/12/2018

As festas de fim de ano são a época para estar junto da família e dos amigos. Mas elas também podem ser uma época difícil para quem recentemente perdeu pessoas queridas, quem não é especialmente próximo da família ou então está passando por um divórcio ou um rompimento. Em outras palavras, a temporada de festas pode parecer um período em que não há nada para celebrar.

A boa notícia é que existem maneiras de evitar a tristeza que às vezes acompanha as festas de fim de ano. Eis algumas dicas de especialistas para sentir-se menos solitário nessa época.

1. Não evite atividades

A tentação de evitar qualquer tipo de evento pode ser grande, mas isso só vai aumentar a sensação de solidão e pode até mesmo provocar depressão, diz Jeff Nalin, psicólogo e diretor do Paradigm Treatment Center, uma clínica especializada em adolescentes. Em vez de se isolar em casa, ele sugere procurar um amigo ou então fazer alguma atividade que te dê prazer.

Keith Humphreys, psiquiatra do Stanford Health Care, sugere encontrar alguém que esteja na mesma situação e planejar alguma atividade divertida. "Pode ser algo grande, como preparar uma ceia de Natal, mas também pode ser algo simples, como tomar um café. Não tem mágica nenhuma, tomar a iniciativa e procurar alguém", afirma ele.

2. Planeje com antecedência

Se você sabe que não vai passar as festas com a família, entre em contato com amigos para decidir onde será sua celebração.

"Procure alguém que também esteja sozinho nessa época do ano. Planeje passar por várias festas diferentes, ou então marque uma na sua casa", diz Rori Sassoon, especialista em relacionamentos e CEO da agência de relacionamentos Platinum Poire.

E, se alguém te convidar para alguma festa, diga "sim".

"Na minha opinião, as pessoas não te convidam a menos que esperem que você aceite", diz Prudence Henschke, coach australiana especializada em divórcios e fins de relacionamentos. "Dê a oportunidade para que seus amigos te ajudem."

3. Organize sua própria festa

A ideia de ir a uma festa cheia de casais te enche de horror? Barbie Adler, fundadora e presidente da Selective Search, empresa especializada em formar casais, sugere organizar a sua própria celebração. Se você está solteiro e não quer ficar assistindo demonstrações públicas de afeto, procure amigos solteiros para te acompanhar.

"Pode ser uma noite só com as meninas ou um brunch. Você não é a única pessoa solteira do mundo", diz ela.

4. Mexa-se

Estudos sugerem que a solidão pode causar vários problemas de saúde e até mesmo aumentar as chances de sofrer de doenças cardíacas ou derrame. Atividades físicas melhoram tanto sua saúde mental quanto a física.

Dan Mordecai, psiquiatra e líder nacional de saúde mental e bem-estar da Kaiser Permanente, sugere se mexer. Suar um pouco durante a época das festas pode ajudar a espantar uma eventual tristeza. E, além disso, a academia pode ser um ótimo lugar para socializar.

"Se você tiver um tempinho sobrando, combine os lados físico e social fazendo uma caminhada em grupo ou então uma aula de ioga, por exemplo", afirma ele.

5. Faça trabalho voluntário

Trabalho voluntário é uma ótima maneira de mudar seu foco de quem ou o que você está sentido falta.

"Sua ajuda será muito apreciada pela organização e pelas pessoas que estão recebendo ajuda", diz a psicóloga australiana Rachel Tomlinson. "O voluntariado ajuda a criar uma sensação de conexão e aumenta a confiança e a autoestima."

Pesquisas mostram que o trabalho voluntário pode aumentar a sensação de felicidade. Até mesmo pequenos gestos ajudam.

"A melhor maneira de receber amor é dar amor, tempo e energia", diz a especialista em relacionamentos Bonnie Winston. "Pode ser ajudar um veterano de guerra, uma criança com câncer ou simplesmente fazendo uma gentileza para um desconhecido. Isso tem efeito positivo imediato."

6. Respeite as tradições ou então crie uma nova

Essa época do ano pode trazer à tona o lado sentimental de muita gente, e manter as tradições pode ser uma ótima maneira de lidar com a falta de alguém especial.

"É uma maneira linda de honrar a memória de uma pessoa", diz Angel M. Hoodye, conselheira e presidente da Flourishing Hope Counseling. Ela afirma que criar uma nova tradição também pode ajudar a combater a tristeza e a solidão.

7. Saiba que é OK não se sentir OK

As festas podem ser difíceis se você perdeu alguém importante em sua vida ou se você não pode estar perto da sua família. Se estiver se sentido para baixo, seja paciente e gentil consigo mesmo.

"Crie o espaço para processar essas emoções", diz a terapeuta de casais canadense Emily Cosgrove. "É OK não sentir-se OK. É OK sentir-se sozinho, lidar com o luto e sentir saudade."

Shadeen Francis, terapeuta de casais e de famílias, sugere checar como você está se sentindo.

"A prática da reflexão, como a meditação ou um diário, também podem fazer a diferença entre sentir-se tomado pelo peso da tristeza ou sentir-se em paz."

8. Apoie quem está se sentindo da mesma maneira

"Lembre-se das pessoas que sofreram ou que passaram por dificuldades este ano, e mande um oi", diz Helena Plater-Zyberk, co-fundadora do Supportiv, programa que oferece apoio instantâneo e anônimo para quem enfrenta problemas do dia-a-dia, como a solidão.

Ela observa que as festas de fim de ano são uma época de reflexão, e isso pode ser difícil para as pessoas cuja rede de apoio está ocupada com preparativos.

"São pessoas que podem ter recebido muito apoio quando passaram por dificuldades, mas agora todo mundo está tão preocupado com seus próprios problemas que elas acabam ficando esquecidas. Seja aquele que não esqueceu", diz ela.

9. Limite o tempo dedicado às redes sociais

Ficar horas e horas nas redes sociais pode ser a receita para o desastre. Serviços como Facebook e Instagram estarão cheios de posts de pessoas celebrando com a família e com os amigos, diz Benjamin Ritter, fundador da Live for Yourself Consulting, uma empresa de coaching. Pesquisas mostram que o uso excessivo das redes sociais pode levar um aumento da sensação de solidão.

"Ver os outros celebrando as festas com as pessoas queridas vai te forçar a pensar na sua própria vida de maneira muito crítica", diz Ritter. "Aproveite essa época, especialmente se você vai estar sozinho, para fazer uma desintoxicação do mundo lá fora. Curta quem você é."

10. Pratique a gratidão

"Em tempos de tristeza de solidão, às vezes é difícil pensar em gratidão", diz Nalin.

As pesquisas indicam que praticar a gratidão traz benefícios para a saúde, incluindo redução do estresse e da depressão. Nalin sugere treinar-se para reconhecer o que te faz grato. Concentre-se no que é positivo, escrevendo um diário de gratidão.

"A meditação com gratidão ajuda muito", diz Nalin. Há vários apps e guias na internet, tais como Calm e Headspace .

11. Faça algo legal para si mesmo

Um pouco de cuidado consigo mesmo ajuda muito. Aproveite para dar-se um presente, como uma sessão num spa ou uma atividade que te dê prazer.

"Um banho de banheira, um bom livro, um filme legal ou aprender algo novo", diz Lisa Lieberman Wang, coach e autora de Fine to Fab (de ótima a fabulosa, em tradução livre).
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide