AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 08/12/2018

1. Você adquire novas habilidades.

As atividades que envolvem o trabalho voluntário, cuja natureza solidária e colaborativa, é dirigido para a solução de problemas e necessidades sociais, desenvolvem naturalmente habilidades como relacionamento interpessoal, iniciativa, trabalho em equipe, empatia, resiliência, visão sistêmica, capacidade de servir, etc.

2. Desenvolve o protagonismo.

O empenho (intensivo) na solução de graves problemas sociais ou ambientais que (podem) demandar médio ou longo prazo exigem alta performance e motivação intrínseca do voluntário. Isso exige total dedicação, entrega e comprometimento. O voluntário é o agente da transformação, o protagonista da mudança.

3. O voluntariado estimula o comprometimento.

Por mais valioso que seja o voluntariado, é importante lembrar que alguns tipos de trabalho não remunerado em organizações sem fins lucrativos são melhores que outros para garantir seu próximo emprego remunerado. Ao doar seu tempo para uma causa e querer transformar a realidade, o voluntário está colocando seu corpo e alma sem desejar algo em troca. Ele está totalmente comprometido com a causa.

4. O trabalho voluntário aumenta o networking.

O voluntariado permite expandir sua rede de contatos com facilidade e eficácia. Como voluntário, você se relacionará com gestores e funcionários da ONG, outros voluntários, com a comunidade, profissionais e outros...Encontrar um emprego nos dias de hoje é sobretudo uma questão de networking.

E quando você é voluntário, você obtém acesso a pessoas que talvez não conhecesse, criando oportunidades para desenvolver relacionamentos positivos fora de um ambiente de trabalho tradicional. Esses contatos podem ser pessoas que podem contratá-lo ou que podem encaminhá-lo a outras pessoas com vagas de emprego.

5. Você desenvolve a visão sistêmica.

Quando o voluntário se envolve em uma causa social ou ambiental, ele se insere em um ambiente complexo, no qual múltiplas variáveis se interconectam entre si e formam um contexto dinâmico. Este contexto deverá ser analisado e compreendido por ele, para que então ele possa intervir e ajustar, buscando ajudar as pessoas que estejam sofrendo os impactos negativos do ambiente socioambiental.

6. Você aprende a analisar e resolver problemas complexos.

Ao se envolver com uma causa social ou ambiental, o voluntário se aprofunda em uma questão complexa, enxergando suas ramificações, suas causas e suas consequências. Trabalhando em equipe, ele traça um plano de ação integrado para resolver o problema e envolve as partes interessadas para a execução coordenada das estratégias de implementação.

7. Sua autoconfiança aumenta.

O voluntário sente-se motivado, autoconfiante e apaixonado pelo que faz. Sua motivação é intrínseca, isto é, a fonte de querer fazer o trabalho voluntário é algo que vem de dentro, é uma força interior que o move para querer fazer o que faz. Essa atitude gera bem-estar e autoconfiança pessoal.

Pode-se dizer que o trabalho voluntário gera um triplo ganho. Ele é bom para o voluntário, ou como abordamos neste texto, para o candidato que pratica o trabalho voluntário, pois ele será um profissional diferenciado, com habilidades e competências que lhe beneficiarão por ser escolhido para a vaga em uma seleção de emprego.

Ele é bom para a empresa que terá melhor reputação e obterá melhores resultados com o desempenho de colaboradores com melhores habilidades e competências.
E, por fim, ele é bom para a comunidade, que se beneficia dos recursos e dos conhecimentos que obtém do trabalho dos voluntários.

(Marco Morsch)
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide