AECambuí
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-2772
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» Comportamento.
» Comunicação
» Conselhos Úteis
» Consultas Boa Vista Serviço - SCPC
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» O que é Boa Vista SCPC?
» Serviços Prestados - AECAMBUÍ
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 01/12/2018

Muitas empresas que atuam no Brasil ainda não acordaram para a importância da digitalização dos negócios, aponta uma pesquisa do IDC com mais de 100 grandes companhias. Entrevistando gestores de tecnologia, a consultoria notou que praticamente um quarto das companhias (24,7%) não acha que a transformação digital seja relevante, enquanto apenas 4% estão plenamente cientes da importância do assunto e o tratam como grande prioridade.

As empresas consultadas pelo IDC são todas de grande porte, com pelo menos mil funcionários e distribuição setorial e regional semelhantes à do PIB brasileiro.

A consultoria separa a maturidade das empresas em relação à transformação digital em cinco níveis. E, embora três quartos delas se encontrem nos três níveis superiores, na prática, a história é outra. “Menos da metade está de fato trabalhando, desenvolvendo e realizando a transformação digital em qualquer medida”, diz Pietro Delai, gerente de consultoria e pesquisa do IDC Brasil.

Uma boa parte (42%) diz que quer iniciar o processo nos próximos anos, entre 2019 e 2021. Mas 10% das empresas não têm qualquer plano de transformar digitalmente seus negócios — ao menos nenhum que os gestores de tecnologia, teoricamente fundamentais nesse processo, saibam.

Preocupa também o executivo do IDC a forma como as empresas pretendem promover essa transformação. “Mais da metade diz que vai usar apenas recursos próprios, o que é preocupante dado que, em épocas de dificuldades econômicas como a atual, as equipes estão mais enxutas. Apenas 20% dizem que vão contratar uma empresa especializada em tecnologia, e 14% pretendem trazer uma consultoria de negócios para esse processo”, afirma.

Segundo Delai, as motivações para esse atraso nas empresas daqui em relação à digitalização tem variadas razões. Mas se percebe, de forma abrangente, uma noção equivocada do que seria de fato a transformação digital.

“Sempre que falo no assunto, as pessoas acham que é o que empresas como Google e Netflix fazem”, diz. Mas se trata, continua ele, de soluções ao alcance de empresas de todos os portes e setores.

“Costumo usar o exemplo de um pequeno escritório de arquitetura que conheço. Em vez de enviar as plantas diretamente para as obras, com o cliente só vendo o resultado no final e muitas vezes não gostando, eles dão um QR code e óculos de realidade virtual para ele. Assim, é possível enxergar o que será recebido e mudar algo antes de o trabalho ser iniciado. Melhora a experiência do cliente e a rentabilidade do negócio”, afirma.

Outro grave problema, afirma o gerente do IDC, é o afastamento dos gestores de tecnologia do processo de transformação digital. “Entrevistamos eles porque hoje a tecnologia tem tudo a ver com digitalização e muito a ver com o negócio em si. Mas vemos que em mais da metade dos projetos de TI destinados à transformação digital quem assina e conduz não é o gestor de tecnologia, mas sim alguém da área do negócio.”

Entre as tecnologias consideradas mais inovadoras para o futuro, a internet das coisas é a que mais se encontra no horizonte das empresas — 25% esperam adotá-la em até um ano, aponta o IDC.

Por outro lado, o blockchain ainda parece ser um grande mistério para os negócios: 94% das empresas entrevistadas não o usam em nada, e mesmo entre as que reconhecem a importância do tema a expectativa mais alta de uso é a de que em até três anos ele “talvez possa” ser adotado. “Não se convenceu ainda o gestor do negócio da importância do blockchain. Muitos sequer imaginam que isso estará em uso intenso no futuro”, diz.
AECambuí - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide