Em uma pesquisa divulgada, em 10/01/2017, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan –, nesse estudo mostrou que se tornar empreendedor está nos planos de dois em cada três jovens brasileiros.
E às principais causas para se tornarem empreendedores são: realização de um sonho – 76,40%; qualidade de vida – 75,60%; altos ganhos financeiros – 70%; mercado promissor – 66,10%; e não ter chefe – 64,50%.
Sem dúvida nenhuma que o empreendedorismo é um fator preponderante para o desenvolvimento da economia de um país. Por isso, que ele deve ser disseminado para que um número cada vez maior de pessoas participe com as suas ideias para a construção de um país melhor.
Mas para quem pretende empreender é muito importante saber os três pilares do empreendedorismo que são: habilidades, oportunidade e vontade. E, para que você possa entender esses três pilares: apresento o exemplo do empresário Flávio Augusto da Silva que antes de montar o seu próprio negócio – escola de idiomas Wise Up – trabalhou em uma escola de idiomas.
Assim, quando decidiu abrir a sua escola de idiomas, já possuía experiência, conhecimento e capacidade – que são as habilidades –; quando vislumbrou uma demanda não atendida ou mal atendida no nicho de aulas de inglês para adultos, surgiu aí uma oportunidade de mercado; e, por fim, quando acreditou no seu projeto e colocou em prática a criação da escola de idiomas Wise Up – que se tornou um sucesso e foi replicada por meio de franquias – observa-se aí, à vontade.
Outra dica de ouro para quem deseja se tornar empreendedor é a seguinte: sonhe grande, comece pequeno e aja rápido. Continuando no caso acima, quando o Flávio Augusto iniciou o seu negócio começou pequeno; porém, tinha um sonho grande que era expandir o seu negócio em grande escala – que acabou se concretizando por meio das franquias das escolas –. E, por fim, tome as suas decisões rápido quando surgirem às oportunidades e ameaças – por isso, aja rápido.
Portanto, sonhe grande e comece pequeno, porque pequenos negócios é uma excelente oportunidade de fazer o que se gosta e ganhar dinheiro com baixo investimento e, além do mais, pequenos negócios têm uma vantagem: se por acaso o seu negócio não der certo – mas é claro que vai dar certo –, o investimento aplicado foi de pequena monta e o prejuízo será baixo.
Essa é a grande sacada! A rede de fast food McDonald’s seguiu nesse caminho: quando começou as suas atividades era em uma barraca de cahorro-quente e, depois, se tornou a maior rede de restaurantes do mundo.