AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 21/09/2018

Estamos em um mundo de constantes mudanças, onde as informações são disponibilizadas de inúmeras formas e em grande quantidade.

Neste cenário, em alguns momentos, temos que abandonar competências antigas e que se tornaram obsoletas para que possamos adquirir novas. Então, como adquirir competências duráveis e que não se tornem ultrapassadas frente à celeridade das transformações do mercado?


Para ter sucesso profissional, se faz necessário a aquisição de 4 competências básicas (e duráveis), as quais descrevo a seguir:


1ª – Conhecimento:

Está ligado à todo tipo de informação, conteúdo, conceitos, formações, experiências e aprendizado que você possui em sua área de atuação.
Por conta das rápidas mudanças, é necessário que o profissional esteja em constante aperfeiçoamento e atualização.
Mas como adquirir mais conhecimento? Aprenda a aprender, a ler, a interpretar, a formar opinião, a fazer networking. Entenda que o conhecimento só é vantajoso se você utilizar todo seu acervo de teorias e saber aplica-las no ambiente de trabalho, caso contrário, é apenas um papel de diploma na sua estante.
Relacionamos então o conhecimento com o saber: ter know-how, aprender continuamente, ampliando o conhecimento, transmitir e compartilhar conhecimento.


2ª – Perspectiva:

Significa colocar todo o conhecimento adquirido em ação e poder transformar a teoria em prática. Também está relacionada a observar o ambiente e os processos e visualizar oportunidades de negócios, criação de novos produtos, serviços ou ações pessoais.
Relacionamos então a perspectiva com o saber fazer: aplicar o conhecimento, ter visão sistêmica e propor soluções.

3ª – Julgamento:

Mesmo tento conhecimento e perspectiva, ainda é preciso saber analisar e avaliar as situações com qualidade, para que as decisões sejam tomadas com justiça e equilíbrio. Há de se ter sensibilidade e empatia para entender o que se passa do lado de lá, sem julgar por informações superficiais ou incompletas.
Relacionamos então o julgamento com o saber analisar: Ter espírito crítico e ponderar com equilíbrio.

4ª – Atitude:

atitude representa o estilo pessoal de cada um em como fazer as coisas, de como liderar, motivar, se comunicar. Quem possui esta competência, carrega consigo o inconformismo, o espírito empreendedor e o desejo contínuo de melhoria. O profissional com atitude é agente de mudança nas organizações, e não apenas um conservador do status quo.

Relacionamos então a atitude com o saber fazer acontecer: criatividade, iniciativa e foco.

O profissional de sucesso contempla destas 4 competências, o tornando destaque e referência no mercado de trabalho.

Ref./fonte: Idalberto Chiavenato
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide