A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou algumas orientações em seu site para o caso de não recebimento de boletos bancários em decorrência da paralisação dos caminhoneiros. Segundo a entidade, o cliente deve procurar as agências das concessionárias ou empresas emissoras dos boletos e solicitar a segunda via da cobrança para efetuar o pagamento.
“Fique atento para não perder o prazo e ter de pagar os encargos cobrados após o vencimento”, diz a nota.
A entidade lembra que o serviço emissão de boletos é estabelecido em contrato entre empresas (escolas, clubes, academias e condomínios, etc.), ou concessionárias de serviços públicos, e os bancos.
Portanto, o consumidor deve tentar negociar com as agências das concessionárias ou empresas emissoras dos boletos isenção dos encargos cobrados pelo atraso. Os bancos cumprem o que está estabelecido em contrato.
Outra alternativa para o consumidor é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa cedente do boleto e solicitar o número do código de barras da cobrança.
Com o número, o cliente pode efetuar o pagamento em qualquer dos canais de atendimento que a rede bancária oferece para realizar seus pagamentos: caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking ou ainda nos correspondentes, como supermercados, casas lotéricas e agências dos correios, que possibilitam o pagamento de contas de água, luz e telefone com ou sem a fatura.