AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 25/05/2018

De acordo com o Minidicionário Soares Amora, editora Saraiva, a palavra eficaz significa - “que produz efeito esperado, que dá bom resultado, convincente” - a palavra eficiência é a “capacidade de realizar bem uma tarefa ou de produzir bons resultados”.

O sonho de todo líder é justamente ser capaz de realizar com êxito a sua tarefa e produzir excelentes resultados.


Mas para alcançar este nível não é de um dia para o outro, não é de qualquer maneira, é com muito empenho, esforço, dedicação, paixão por aquilo que faz e principalmente, amar pessoas. Um líder que não gosta de se relacionar com as pessoas, terá muita dificuldade de sustentar sua liderança.

Para alcançar uma liderança eficaz, há princípios que precisam ser seguidos, dos quais abaixo são destacados 7. São eles:


1º princípio – confiança
A confiança é a base de tudo. Nenhuma relação seja ela qual for, casamento, negócios, amizade, não se sustenta se não for debaixo de confiança. As pessoas que estão a sua volta ou sob sua liderança irão realizar ações extraordinária se puderem ter em você um líder confiável. Elas seguirão caminhos que sozinhas não seguiriam, serão capazes de vencer até mesmo o medo só porque confiam em você.


2º princípio – segurança
Você precisa ser capaz de construir um ambiente seguro para o crescimento de sua equipe. Um líder eficaz sabe que a segurança de sua equipe é essencial. A segurança passa pela ação de se responsabilizar pelos resultados alcançados por sua equipe, bons ou ruins, além de assumir os riscos produzidos. Um líder que não é capaz transmitir segurança jamais terá uma equipe capaz de alcançar resultados excelentes, afinal sua equipe sabe que qualquer problema que ocorra, seu líder será o primeiro a “pular fora do barco”.

3º princípio – objetivos definidos
Não há nada mais difícil que seguir um líder que não sabe ao certo o que quer, não sabe onde quer chegar, não tem direção. Líderes que não definem quais são os objetivos de sua equipe tendem a fracassar. Como executar uma tarefa que não esteja bem definida? É preciso apresentar a todos o que precisa ser feito, como deve ser feito, por quem deve ser feito, o tempo que precisa e a finalidade do que está sendo feito. Se ao invés de somente dar ordens, o líder definir bem essas questões ele terá toda a sua equipe envolvida na realização dos objetivos.


4º princípio – delegação de tarefas
Há líderes que se sentem super-heróis. Só ele resolve tudo, nada funciona sem ele, se ele não por a mãos as coisas não acontecem. Ele cria a dependência da sua equipe nele. Não permite que nenhuma tarefa seja executada sem a sua intervenção. São os detentores do poder, nada acontece sem a presença deles.
Se você cumprir todos os princípios anteriores, sua equipe será capaz de realizar tarefas mesmo sem a sua presença, afinal um líder eficaz gera uma equipe eficaz. Sendo assim você poderá contar com sua equipe e delegar tarefas de acordo com a capacidade e talento de cada um.

5º princípio – desperte talentos
Desenvolva os talentos de sua equipe. Um excelente líder é um profundo conhecedor de pessoas, das suas características, habilidades e limitações. Ele é o potencializador de talentos. Investe em sua equipe para extrair o máximo e o melhor de cada um. Não tem a menor preocupação se alguém de sua equipe se desenvolva até mesmo mais do que ele. Um verdadeiro líder não necessariamente é a pessoa mais inteligente e habilidosa do grupo, mas alguém capaz de gerenciar talentos.

6º princípio – escuta ativa
A Escuta ativa é uma prática fundamental para analisar o que está acontecendo e compreender o ambiente. Ela está intimamente relacionada à audição, porém não é somente através de palavras, mas também de gestos e atitudes, daí a importância de se falar menos e escutar mais.
Quando você para pra ouvir, sua percepção fica mais aguçada, você compreende melhor o ambiente. Porém não falar muito não significa que você esteja praticando a escuta ativa, ouvir não necessariamente é compreender o que está sendo falado. Sendo assim, todo líder seja ele de qualquer segmento é primordial aprender ouvir.

7º princípio – desenvolvimento constante
O sétimo e último princípio para uma liderança eficaz é o desenvolvimento constante. Todo líder que deseja exercer sua liderança eficaz precisa estar em constante desenvolvimento. Para que sua liderança se sustente é preciso que você invista tempo em capacitações, aprendizados, aprimoramento, se ficar parado no tempo, o mundo está em constate evolução, portanto não irá demorar muito tempo para que seja substituído.

Estes 7 princípios são básicos para todo líder que deseja ter uma liderança excelente e sem limites. Então não perca tempo e verifique se você está sendo capaz de realizar com êxito a sua tarefa e produzir excelentes resultados.

(Sueli Maria)
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide