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Publicado em: 13/04/2018

Em tempos de recessão, sua empresa precisa saber valorizar o cliente. No entanto, às vezes a situação foge do controle e você está a caminho de perder o cliente.

Vender é aquela dificuldade, o cliente pede desconto e sua empresa se debate para atender ou não. A equipe de vendas fica desanimada de uma hora para outra e você precisa trazê-los de volta para o jogo. No fim das contas a venda acontece e tudo parece bem.

Mas aí, pouco tempo depois o cliente quebra o contrato e vai embora. Dependendo do caso, ainda sai falando mal da sua empresa para todo os conhecidos dele, posta reclamação no Facebook e as vendas da sua empresa caem.

O que aconteceu, afinal? Alguém anotou a placa do caminhão?

Será que o cliente é bipolar ou foi algo que aconteceu de errado na relação entre a sua empresa e o cliente e você nem notou?

"Mas, Rafael, como eu vou ter tempo de cuidar da empresa e ainda ficar de olho na relação da empresa com os clientes?"

Ninguém disse que seria fácil, gafanhoto.


Infelizmente é muito fácil desgastar a relação da sua empresa com seu cliente e há vários pontos de atrito onde isto pode ocorrer.

Algumas das situações que podem fazer sua empresa perder o cliente são:

Atendimento ruim dos vendedores.

Atendimento ruim no balcão de atendimento.

Falta de atenção dada aos problemas do cliente.

Promessas feitas ao seu cliente e quebradas.

Qualidade ruim dos produtos e serviços.

Demora para resolver o problema do cliente.

Respostas atravessadas e/ou grosseiras em e-mails e comunicação.

Seu atendimento e vendedores não sabem tirar as dúvidas do cliente.

Alguém trata mal o cliente na hora de entregar o produto ou serviço.

O processo financeiro é confuso e desorganizado.

A política de preços não é clara.

Alguém da empresa é surpreendido falando mal dos clientes.

O ambiente da empresa é barulhento, confuso ou desorganizado.

Seus vendedores abandonaram o cliente depois da venda.

Sua empresa vendeu um produto ou serviço que não resolveu o problema do cliente.

O cliente se sentiu lesado pela sua empresa.

Sua empresa demorou muito para atender o cliente.

É mais fácil perder um cliente do que conquistar um cliente novo e a tendência é que ele não volte se a sua empresa destratá-lo.

Tudo o que você não pode deixar acontecer é a sua empresa perder clientes quando a concorrência está à espreita.

O sucesso é a única possibilidade!

Rafael Honorato
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide