AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 25/03/2018

Sensação de riqueza ou pobreza não se mede apenas a partir da conta bancária: estudo conjunto das Universidades do Tennessee (Estados Unidos) e de Valência (Espanha), publicado no Journal of Managerial Psychology, revela que essa sensação é muito mais um “estado mental” do que financeiro.

E um estudo da Universidade de Cambridge (Inglaterra) constatou que nem todos os indicadores de riqueza geram as mesmas sensações de segurança financeira: pessoas que doam seu dinheiro para caridade às vezes se sentem mais ricas por poder fazê-lo, enquanto quem gasta com obrigações mundanas, como contas de luz ou estacionamento, pode se sentir mais pobre.

Isso porque o grau de sensação de riqueza muitas vezes não tem correspondência direta com o grau concreto de riqueza.

Dinheiro, por exemplo, é um item que pode ser emocional: pessoas ansiosas ou pessimistas podem avaliar seu patrimônio de maneira muito negativa, mesmo contando com boas reservas, assim como pessoas excessivamente otimistas podem se considerar milionárias e gastar além da conta por causa desse estado de espírito.

A noção de riqueza também se relaciona a comparações feitas com vizinhos, amigos ou familiares: pesquisa do grupo Fidelity Institutional Wealth revela que quatro em cada dez milionários americanos não se consideram muito ricos por se relacionarem com pessoas ainda mais abastadas.

E conviver ao mesmo tempo com gente mais rica e mais pobre gera o chamado “efeito do reino intermediário”, que os faz sentir na classe média – mesmo se não for o caso.


AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide