AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva


VOLTAR
Últimas Notícias


Publicado em: 18/03/2018

Mudar de carreira é um desafio árduo para muitos profissionais que já estão consolidados em suas áreas de atuação. O comodismo, atrelado ao medo, acaba impedindo que muitas pessoas sigam o caminho que desejam, e faz com que muitos sonhos sejam abandonados.

O consultor em gestão e liderança, Renato Grinberg, deu uma reviravolta em sua carreira aos 25 anos e lista algumas dicas para quem precisa de um empurrãozinho para tomar essa decisão:

1. Pratique o autoconhecimento.

"Aos 25 anos eu tinha um sonho e um objetivo, um diferente do outro. É preciso saber o que quer e onde quer chegar. Quando fui mudar de carreira eu falei: "vou abandonar esse sonho e transformar meu objetivo de fazer algo grande em realidade". Por isso, é importante ter esse momento de reflexão e autoconhecimento, para entender quais são os sonhos e objetivos, e o que o profissional deseja priorizar.", diz Grinberg.

2. Sonhos não têm barreiras, nem restrições ou planejamentos.

Para sonhar, não há obstáculos, impedimentos - a vida real não pode atrapalhar. "Porém é importante lembrar que sonhos e objetivos são coisas muito diferentes. Se você quer ir atrás do seu objetivo, muitas vezes você precisará, sim, abandonar o sonho e ser maduro para transformar seu objetivo em algo palpável", afirma o consultor. É importante entender esse risco e entender o quanto você tem disposição para enfrentá-lo.

3. Como saber que é hora de mudar?

No plano físico, a dor nos mostra que alguma coisa está errada. No campo psicológico, a insatisfação é essa dor. Se tudo o que está fazendo não conduz você para seus objetivos, então é hora de mudar. Mas é preciso ter um alvo. Tem gente que só troca de empresa, mas não está evoluindo. Sem um objetivo, qualquer coisa serve.


4. Não tenha medo de fracassar.

Muitas vezes o que parece ser um fracasso é apenas uma oportunidade disfarçada. Grinberg afirma que "muitos brasileiros sofrem da "síndrome do não compensa", onde qualquer ideia e estímulo acaba morrendo pois você acredita que o esforço, dedicação ou risco não compensa.

E com isso perdem boas chances de se reinserirem no mercado". Por esse motivo, a dica aqui é clara: não tenha medo de fracassar e tentar algo novo. Ao se dedicar a essa mudança, a oportunidade de crescimento e satisfação profissional podem estar mais próximas do que você pensa.

5. Tenha consciência que talvez seja preciso dar passos para trás.

Se você está mudando de carreira, é normal que precise provar algo antes de subir. Quando você vai tocar uma peça musical complexa, você começa com pequenos pedaços. Se desistir, nunca verá aquilo se transformar na música. Por isso, dar um passo para trás pode, e provavelmente será, uma atitude necessária para que o profissional conquiste com mais força esse novo objetivo.

6. Não fique imaginando se os planos vão dar certo.

Você não controla o que acontece com você, nem o que sente com o que está acontecendo no ambiente ao seu redor e dentro de você. Aqui vale lembrar o conceito de "custo irrecuperável". Se você investiu um milhão em um negócio, você não pode pensar no quanto já investiu se o projeto não está dando certo.

A última dica é mais difícil de ser executada, mas é importante nesse momento de transição: não fique pensando se os planos vão dar certo. Aqui, o ideal é investir nesse momento e se esforçar para que eles aconteça.

O dar certo ou dar errado será uma consequência que você não poderá controlar, mas que com certeza será de suma importância para o seu crescimento
AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide