Novos empreendedores reclamam frequentemente sobre a falta de clientes no seu negócio.Como resultado ,se sentem frustados e ansiosos pois pensam que estão pendendo tempo.Continue lendo e vamos resolver isso juntos....
Erro 1 :Falta de Conhecimento do cliente
A pequena empresa tem uma vantagem em relação à grande neste quesito porque geralmente o dono do negócio está atrás do balcão todos os dias. Porém mesmo assim muitos Empreendedores desconhecem as necessidades e os desejos dos seus clientes .
Uma estratégia muito Eficiente principalmente para os pequenos empresários é a segmentação de mercado que consiste na escolha de uma fatia de um mercado que deseja atender e posicionar sua marca para esse público, ou seja ao invés de montar uma academia qualquer pode abrir uma especializada no público feminino.
Com o público segmentado fica mais fácil de conhecê-lo ,algumas perguntas podem seu feitas, o que eles compram e com que frequência são importantes para saber o perfil dos clientes com exatidão,e entendendo melhor seu cliente poderá entregar o que ele realmente precisa se destacando da maioria.
O estoque também deve receber uma atenção muito grande ,muitas empresas por não conhecerem o seu cliente deixam seu estoque desorganizado,e deixam faltar muitos produtos ,até mesmo aqueles produtos indispensáveis e com uma alta rotatividade.
O consumidor que entra na loja e descobre que o produto acabou dificilmente volta ao local,principalmente se isso se repetir com frequência.
Vale a pena investir em um sistema de tecnologia da informação, mesmo que simples. Por meio dele será possível, por exemplo, saber quais são os produtos mais vendidos e, a partir daí, ajustar melhor o sistema de compras.
Erro 2:Desprezar O Design Da Loja
A Primeira Impressão é muito importante ,até mesmo porque para o cliente que não te conhece entrar na sua loja é necessário que algo desperte atenção nele.
Muitas lojas possuem fachadas pequenas e até mesmo ilegíveis ,dificultando a identificação do seu negócio, a limpeza é um fator primordial também ,pois demonstra higiene .
Lojas que têm vitrines podem e devem utilizá-las: uma vitrine atraente, organizada e sem produtos demais pode ser um belo convite para o consumidor.
Vale a pena fazer um planejamento, selecionar os produtos que serão chamativos, as promoções que devem ser anunciadas para atrair mais clientes e pensar na disposição que os itens terão na vitrine, tudo visando chamar a atenção de quem passa por ali.
Erro 3:Baixa Qualidade Do Serviço
Toda venda, seja de serviço ou de produto, exige talento e técnica. No caso de produto, como se trata de algo tangível, pode ser comprado por impulso. Já um serviço é mais difícil, salvo raras exceções como serviços de beleza ou outros que possam despertar o interesse momentâneo. Independentemente da venda ser focada em produto ou serviço, é preciso analisar alguns pontos para tornar o processo mais produtivo.
Existe uma fase em que o vendedor procura descobrir os interesses do comprador, o que o faria comprar o seu serviço ou produto.
É quando o vendedor precisa usar sua habilidade de investigação. Após entender o que o comprador quer ou o que o move em sua direção, o vendedor passa a mostrar porque o seu serviço ou produto é melhor do que o da concorrência ou mesmo porque ele deveria comprá-lo ao invés de fazer qualquer outra coisa com seu dinheiro.
É quando o vendedor usa sua habilidade para provar que aquela compra será a melhor coisa a fazer. Após mostrar que a sua oferta é a melhor opção, o vendedor passa a usar sua habilidade de fechar para eliminar possíveis objeções ou argumentos que eventualmente o cliente tem para não fechar o negócio.
Independentemente do tamanho da empresa, para melhorar a qualidade e o volume das vendas é preciso investir em modelos, técnicas e treinamento.
É necessário instrumentalizar a força de vendas para que tenha recursos e informação. A intensa competição das empresas exige isto.
A boa notícia é que hoje existem soluções com investimentos muito baixo ou até mesmo gratuitos .Investir em qualidade da sua equipe de vendas não é mais luxo, é sobrevivência.
Recapitulando Pontos Importantes
Já aprendeu que é fundamental conhecer seu cliente pois é seu maior chefe ,e a melhor forma de fazer isso é segmentando o mercado ,onde citei o exemplo da academia especializada no público feminino .
O estoque também é primordial para a obtenção de lucros e fidelização de clientes ,no caso de empresas que possuem produto tangível,e para isso é importante investir em sistema de informação.
Outro ponto importante é o visual da sua empresa ,pode fazer um simples teste ,se colocar no lugar do cliente e refletir se você entraria naquela empresa ou não e o motivo, ou então convidar algumas pessoas para comentarem ,enfim Vale a pena fazer um planejamento adequado para melhorar o seu design.
No terceiro erro citamos um fator chave para o sucesso da sua empresa que foi a qualidade do serviço, embora tenha uma importância muito elevada muitos empreendedores negligenciam por falta de conhecimentos, habilidades, atitude e principalmente a arrogância.
Então lembre-se que investir na qualidade do seu serviço não é mais luxo, é sobrevivência nesse mercado tâo competitivo,o que acha de colocar em prática tudo que aprendeu?( Helio M. Ramos)