Para elucidar melhor a necessidade de o microempreendedor contratar ou não um funcionário, existem 10 perguntas para serem avaliadas como um checklist, sendo que cada uma delas tem alguns pontos a considerar. Confira:
1) Sua empresa está estruturada financeiramente para aumentar o custo fixo da folha de pagamento?
Pontos a considerar: o custo de contratação de um funcionário no Brasil pode ultrapassar os 60% do salário em questão, a depender do regime tributário da empresa.
2) Esse novo funcionário contribuirá para o crescimento efetivo do seu negócio?
Pontos a considerar: a contratação de um novo funcionário deve fazer parte do objetivo estratégico da empresa e não apenas “apagar um incêndio” (quando você não está dando conta do volume de trabalho, por exemplo).
3) Existe uma demanda real e de longo prazo que justifique essa contratação?
Pontos a considerar: não dá para contratar alguém fixo e em tempo integral por causa de um aumento temporário da demanda dos clientes.
4) Você tem certeza de que essa necessidade empresarial está diretamente relacionada à contratação de um novo funcionário?
Pontos a considerar: Pessoas + Processos = Resultados. Sua empresa precisa de mais um profissional ou os processos é que devem ser rearranjados (implantação de um novo software, reorganização da equipe etc.)?
5) Está claro para você quais são as habilidades e expertise que esse novo funcionário deve aportar na empresa?
Pontos a considerar: antes de pensar em contratar, é preciso ter claro o perfil profissional que agregaria valor para a empresa.
6) Você já considerou a hipótese de terceirizar essa demanda específica, buscando inteligência externa para resolver o problema?
Pontos a considerar: contar com uma ajuda pontual externa, além de ser muito mais barato, reduz dramaticamente o risco de uma contratação malfeita.
7) Essa nova contratação vai desenvolver um trabalho que você ou alguém da equipe não pode executar e/ou aprender?
Pontos a considerar: é sempre tempo de desenvolver suas próprias habilidades e expertise, portanto vale sempre a pena considerar essa hipótese.
8) Você tem percebido problemas na qualidade da entrega e do atendimento de sua empresa que justifiquem a contratação?
Pontos a considerar: esse é um bom termômetro e é sempre bom ouvir o que os stakeholder têm a dizer sobre a qualidade de entrega e atendimento.
9) A estrutura física atual de sua empresa (espaço, mesa, computador) está preparada para receber esse novo funcionário?
Pontos a considerar: é sempre importante lembrar que a contratação de um funcionário não representa aumento de custos apenas por seu salário e encargos. É preciso oferecer estrutura física adequada para receber este profissional.
10) Você já considerou e refletiu, de maneira aprofundada, sobre o que aconteceria em sua empresa se você não fizesse essa contratação?
Pontos a considerar: este é um bom exercício para entender se a não contratação seria realmente sentida pela empresa.
Depois de ter respondido todas as questões, fica mais fácil entender se você deve ou não contratar um funcionário. Caso você tenha dado entre sete e dez respostas positivas significa que sua empresa realmente precisa contratar um novo funcionário.
Se foram entre quatro e seis respostas positivas, há algumas evidências claras de que o microempreendedor precisa de um novo funcionário, mas talvez ainda não seja a hora de optar por esse caminho. Se marcou até três respostas positivas, será melhor procurar por outras alternativas.