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Revista O Empresário / Número 179 · Junho de 2013



1. Levante as dívidas (contas) em atraso.
2. Separe por credor (por loja, por cartão de crédito, por banco).
3. Verifique o valor devido em cada uma.
4. Ponha em uma planilha as contas por credor e os respectivos valores em atraso.
5. Separe as cartas das empresas de cobrança ou da empresa credora por dívida.
6. Atenção! Muitas vezes uma, duas ou mais empresas de cobrança cobram a mesma dívida.
7. Cruze as cartas de cobrança recebidas com o valor devido, algumas inclusive já oferecem uma proposta de negociação, com o último valor que você tem anotado em sua planilha.
8. Monte sua proposta de negociação para cada credor, pensando no que cabe em seu orçamento.
9. Use sinceridade com cada credor. Fale sobre os motivos que o levaram à inadimplência ou ao descontrole financeiro.
10. Não se sinta constrangido por isso. A renegociação de dívida é um ato que mostra que você tem interesse em pagar o que deve. Muitos bancos já a disponibilizam, em sites na internet.
11. Na renegociação, chegue a um ponto comum sobre os valores atualizados da dívida com os credores ou seus representantes.
12. Faça uma renegociação realista, um plano de pagamento que você possa pagar, porque renegociar novamente vai ficando cada vez mais difícil.
13. Procure renegociar suas dívidas em prazos mais curtos e evite assumir novas compras a prazo neste período. Assim, você faz um sacrifício maior em tempo menor.
14. Valorize e cumpra a renegociação realizada, pois ela é o único caminho para a solução de seus problemas financeiros.
15. Com o cadastro positivo, sua reputação no crédito vale muito. Seja responsável financeiramente.
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