A empresa que faz uma pesquisa de clima e descobre que seus funcionários estão “satisfeitos” deve acender a luz amarela. De acordo com Domenico Azzarello, sócio da consultoria Bain & Company, não basta que o empregado considere a companhia agradável.
É preciso que ele seja “fã” da empresa em que atua. Numa escala de 1 a 10, explica o especialista, uma companhia não deve estar satisfeita se não conseguir pelo menos nota 9 de seu público interno.
O sistema de Azzarello que já foi aplicado em dezenas de empresas ao redor do mundo e é “testado” dentro da própria Bain & Company consiste em aplicar lógica do relacionamento com o consumidor aos funcionários. Somente o cliente que dá notas muito altas a um determinado produto ou empresa estará disposto a realmente recomendá-lo a seus amigos e familiares. Da mesma forma, somente um funcionário extremamente motivado buscará resultados acima da média para o departamento em que atua.
Ao exigir de si mesma nos dois aspectos - satisfação do empregado excelência no atendimento aos consumidores, a empresa poderá perceber resultados concretos, de acordo com Azzarello.
A boa avaliação dos públicos interno e externo pode cortar custos de marketing e contratação, já que o negócio terá menos trabalho para atrair profissionais e poderá contar com o “boca a boca” de clientes. A economia, nos cálulos do consultor, pode chegar a 15%.