Revista O Empresário / Número 172 · Novembro de 2012
FRAUDE
Em caso de movimentação suspeita em sua conta, avise o banco. Imprima as páginas com as operações suspeitas e, se for o caso, registre boletim de ocorrência.
E-MAILS
Não abra e-mails com link que dizem ser do banco, da Receita ou da PF. Desconfie de e-mails com assuntos como “Você está sendo traído”, “Fotos picantes” etc.
INTERNET
Não faça compras com cartão de crédito ou débito em sites que não sejam confiáveis.
SITES
Cuidado ao navegar por sites como os pornográficos ou que oferecem filmes e músicas piratas; eles podem ter links que instalam em seu computador programas que roubam senhas.
SISTEMA
Mantenha seu sistema operacional (Windows, Linux ou iOS para produtos Apple), navegador, antivírus e antispam atualizados. Troque a senha do internet banking com frequência.
COMPUTADOR
Se possível, evite acessar o internet banking de computadores compartilhados, no trabalho, escola ou LAN houses.
SEGURANÇA
Preste atenção aos passos que o banco exige para entrar no internet banking.
Se o banco mostra seu nome e um número de série do seu token em uma das etapas do acesso, certifique-se de que essas informações apareçam cada vez que acessar.
Se elas não aparecerem, você pode estar em um site falso que pretende roubar suas senhas.
INSTALAÇÃO
Se o banco recomenda a instalação de módulos de segurança para o acesso ao internet banking, o faça, sempre baixe o programa do site do banco e não confie em links mandados por e-mail. SMARTPHONE
Evite acessar o m-bank conectado a uma rede wireless pública, pois não é possível verificar a configuração de segurança. Prefira aplicativos do banco.