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Revista O Empresário / Número 159 · Outubro de 2011



O avanço para 33% na participação das micros, pequenas e médias empresas no desembolso do BNDES este ano é em grande parte mérito do Cartão BNDES, produto de maior sucesso do banco nos últimos dois anos. Criado nos fins dos anos 90 por Milton Dias, funcionário do BNDES, para facilitar a vida dos pequenos empresários, o instrumento de crédito destinado às micro, pequenas e médias empresas para aquisição de produtos para desenvolver suas atividades, entrou em operação em 2003.

Nos últimos dois anos, a procura não para de crescer. O cartão é uma linha de crédito pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú), com prestações fixas, prazo de pagamento de três a 48 meses e taxa de juros baseada nas Letras do Tesouro Nacional (LTNs), divulgada mensalmente no Portal de Operação do Cartão BNDES. A taxa de setembro é de 0,98% (12,45% para um ano). Apesar de superar a Selic, os usuários não reclamam. O proprietário do cartão pode solicitar crédito até o limite máximo de R$ 1 milhão para cada banco emissor.

Na prática, o valor médio do limite de crédito concedido tem sido de R$ 47 mil e R$ 15 mil o do tíquete médio de compras.
A figura da garantia não existe nos empréstimos com cartão, o que o torna um fator extremamente atraente para os micros e pequenos empresários. “O risco é 100% do agente. O fornecedor do cartão recebe à vista, mesmo que o cliente não pague. Existem 34 mil fornecedores à disposição dos usuários nos setores de comércio, serviços e indústria, que ofertam 170 mil produtos. Os itens mais procurados pelos usuários – pessoas jurídicas de capital nacional – são computadores, softwares, máquinas e equipamentos, veículos utilitários e motocicletas para serviços de entrega, móveis comerciais e material de construção.
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