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Revista O Empresário / Número 142 · Maio de 2010



Muitas pequenas empresas se assustam quando um concorrente grande se instala na região. Veja as armas que você possui para não perder a briga:

A GRANDE FORÇA DO PEQUENO NEGÓCIO:

O maior equívoco que as pequenas empresas cometem é se avaliarem como pequenas. Elas devem perceber a força que têm no mercado, pois o conjunto delas, por exemplo, turbina a economia de um país.

O SEGREDO DO SUCESSO:

Para se manter e crescer no longo prazo, as pequenas devem adotar uma abordagem multitarefa dinâmica em relação às cinco partes essenciais de seu negócio: o fortalecimento do empregado; uma boa administração de marca; clientes e rota para o aumento de vendas; controle do fluxo de caixa e visão que leve à inovação.

FRACASSO É UMA OPÇÃO:

Não é fácil gerir uma pequena empresa, mas pode ser extremamente compensador, basta reunir os talentos necessários e a capacidade para mover-se rapidamente a fim de aliviar os problemas.

VANTAGENS MAL APROVEITADAS:

O que encabeça a lista dos problemas da pequena empresa que muitos de seus donos ou gestores deixam de aproveitar a sua maior vantagem. Por exemplo: uma loja pequena pode mudar rapidamente as suas vitrines para captar a efêmera novidade do mercado. Já para as gigantescas cadeias de loja, suas concorrentes, moda passageira ou não nenhuma vitrine mudará, porque elas seguem regras rígidas de suas matrizes.

LUTE:

Seja no setor de business-to-business ou de business-to-consumer, o mercado está cheio de gigantes que sucumbiram. Isso foi provocado por diversos fatores, entre eles seu tamanho e sua incapacidade de prestar atenção a seu mercado e seus clientes. Por isso, o pequeno tem muita chance de vencer agindo diferente.

OS GIGANTES EM PERSPECTIVA:

Não se preocupe com as grandes empresas da vida. Você não pode competir com elas de cara, mas pode empregar táticas de guerrilha e abocanhar uma parte das vendas das gigantes.
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