O último contato entre um paciente e o medicamento que será utilizado é a farmácia. Um bom atendente de farmácia possui conhecimentos específicos que permitem o esclarecimento correto das informações contidas nas receitas, a forma de utilização do medicamento, a via de administração além da verificação de possíveis interações com outros medicamentos utilizados pelo paciente. Além disso, deve ser capaz de utilizar com desenvoltura os materiais disponíveis para consulta, bem como conhecer os diferentes tipos de medicamentos disponíveis no mercado tais como os de referência, os similares e os genéricos.
O curso de farmacista tem por objetivo a capacitação ou atualização para todos que trabalham ou pretendem trabalhar no atendimento de farmácias e drogarias, utilizando de conhecimentos necessários para uma boa atuação. O atendimento em estabelecimentos de saúde exige que o profissional esteja capacitado para um bom desempenho, para que o objetivo do restabelecimento da saúde seja alcançado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO DE FARMACISTA
Fornecer embasamento teórico da ação de diversos tipos de medicamentos mais utilizados em farmácias e drogarias, as vias de administração, o esclarecimento para a utilização dos medicamentos quanto a posologia e algum particular da administração; apresentar maneiras corretas de atendimento ao cliente, que está em uma situação especial de fragilidade; ter noções de quais os primeiros-socorros que podem ser realizados em uma farmácia.