Revista O Empresário / Número 138 · Janeiro de 2010
A Pesquisa de Clima Organizacional vem sendo apontada como uma das mais eficientes ferramentas no diagnóstico na área de gestão de pessoas. O grande objetivo dessa pesquisa nas organizações é identificar as oportunidades de melhorias, pela coleta de dados e informações, de opiniões e atitudes das pessoas que atuam nas empresas. Esta importante ferramenta é aplicada por meio de um questionário com perguntas relacionadas à avaliação do nível de satisfação das pessoas no ambiente interno da empresa.
Sabendo da grande divergência de pensamentos, opiniões e valores que existem em uma corporação, podemos enfrentar um problema. Funcionários satisfeitos e entrosados responderão sem reclamar apoiando essa iniciativa, por outro lado os descontentes podem negar-se a fazer essa atividade. Por isso é de fundamental importância a participação de todos os colaboradores, para que não haja distorção nos resultados. Preparar a empresa para essa pesquisa é muito importante, deve-se informar primeiramente que todos os dados coletados são sigilosos, e que contribuirão muito para melhorar a qualidade de vida no trabalho. São inúmeras questões a serem abordadas, tais como: o trabalho em si, o relacionamento entre os colegas de trabalho, o ambiente físico da empresa, a qualidade de quem supervisiona salário, a imagem da empresa, enfim, a elaboração das perguntas deste questionário deve ser de acordo com o planejamento estratégico da empresa.
Com essa pesquisa a empresa tende a obter muitos benefícios, desde medir a qualidade do ambiente de trabalho e avaliar expectativas dos colaboradores, até mesmo estudar meios de melhoria para que haja retenção de talentos para a empresa.