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Revista O Empresário / Número 128 · Março de 2009



Você está no trabalho e é hora de escrever um texto. Ou é um e-mail, ou uma proposta de projeto, ou um relatório... é, em geral em um momento desse que a maioria dos profissionais, advogados, doutorandos, médicos e aposentados ficam em sua maioria, absolutamente apavorados diante do papel em branco.

Eis a realidade. Grande parte das pessoas tem dificuldade de lidar com o português, com textos, grafia, encadeamento de idéias e com a capacidade de criar. Escrever muito e escrever com qualidade. Isso tornou-se no mundo corporativo quase um diferencial. Quem mostrar facilidade vai simplesmente se comunicar melhor e assim evoluir na carreira.

Se você quer ter credibilidade profissional, se quer galgar degraus, é por meio do seu texto que você irá mostrar isso.

No ambiente corporativo, quem não souber se pronunciar por escrito “está com os dias contados”. Mas para saber é preciso treino, hábito de leitura. Uma simples imersão em aulas de gramática não é suficiente e quando se começa a ganhar desenvoltura, vem a sensação de satisfação de se autoexpressar bem.

PARA CHEGAR LÁ

Treinar muito para se expressar com desenvoltura e autoconfiança

Apostar nas idéias e deixar-se inundar por elas

Escrever por prazer, por teimosia

Acima de tudo: escrever sempre!

POR UM TEXTO MELHOR

É essencial garantir a consistência das informações com exemplos, analogia, dados de pesquisa e citações.

Eliminar incansavelmente frases ou palavras desnecessárias. Eliminar tudo que não é essencial.

Suprimir as repetições (consulte um dicionário de sinônimos e antônimos)

Revisar coerência, ortografia, acentuação, pontuação

Trabalhar o ritmo, a fluidez, a cadência das frases e a coesão entre as idéias para evitar frases soltas, sem relação entre si.

Ir direto ao ponto. Cultivar frases curtas e texto conciso. Mas não sisudo!

Cada parágrafo deve ter começo, meio e fim.

Fonte: livro Escrita criativa- o prazer da linguagem (Renata Di Nizo)
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