Revista O Empresário / Número 120 - 10 anos · Junho de 2008
A variedade de nichos num mesmo segmento, bem como a possibilidade de atender públicos de padrões financeiros altamente distintos, faz da área de moda uma das mais propícias a novos empreendimentos. Feminino, masculino, infantil, tamanhos especiais, praia, ginástica, lingerie, gestante são algumas das opções na hora de definir o foco do negócio e especificar a clientela. No entanto, como o mercado sempre tem espaço para o que é diferente, nunca é demais inovar, ao apresentar o produto aos clientes.
Ficar atento às tendências ditadas pelas mudanças de estação, pela grandes confecções e pelos meios de comunicação também é importante para garantir o sucesso. O empreendedor tem que se manter atualizado com as novidades lançadas pelas grandes grifes e aquelas ditadas pela mídia, em revistas e programas de televisão, principalmente com relação à moda feminina, que é mais variada e muda freqüentemente.
A sazonalidade do mercado, aliada ao surgimento de novas tendências, exige que o empreendedor tenha muito cuidado na realização das compras da empresa e na formação de estoques, para que os artigos adquiridos em uma estação não fiquem encalhados na seguinte. A aquisição de mercadorias deve se dar em consonância com as demandas do mercado.
SAIBA MAIS
=> Nesse ramo de atividade, especializar-se num segmento pode ser uma boa estratégia de vendas.
=> Evite manter elevado número de peças no estoque. Compras freqüentes, acompanhando o nível de demanda, e promoções de fim de estação ajudam a manter o nível do estoque e evitam o encalhe de mercadorias.
=> Conquistar o público feminino é um desafio para quem quer fazer negócios na área. Por isso, é importante ter sensibilidade, criatividade e se atualizar constantemente sobre as tendências do mercado.
=> No caso de loja para tamanhos especiais, o segredo do sucesso está relacionado ao fato de as roupas estarem sempre acompanhando a moda, com qualidade nos acabamentos e nos tecidos. Discrição no trato com clientes é fundamental. Os clientes não podem se sentir constrangidos, pois já sofrem com os preconceitos de um mundo cujo padrão é de corpos esguios e longilíneos.
=> No segmento, é muito importante levar em conta a clientela, que é formada por crianças (as consumidoras dos produtos) e pais (os detentores do poder de decisão e de compra).
=> No caso de lojas para atividade física, quanto maior a especialização, melhor. Existem consumidores para materiais esportivos em todos os lugares. É importante que o proprietário e vendedores entendam de esportes, estejam sempre ligados ao que ocorre no meio esportivo e saibam oferecer roupas de acordo com as necessidades e o interesse dos clientes.
=> O ideal é que, além da vitrine, o empreendedor explore o interior da loja, de maneira a levar o cliente a ter contato com outros produtos. A exposição criativa, aliada à decoração diferenciada, cria um ambiente agradável.
=> O sucesso de uma loja depende muito da exposição correta de seus produtos. A vitrine pode ser considerada a melhor propaganda de uma loja. Está comprovado que existe uma estreita relação entre a arte de expor mercadorias e a arte de vender. Elas devem ser renovadas periodicamente.
=> A vitrine vende. E só é vendido o que se tem em estoque. Por melhor e mais bonito que determinado artigo seja, evite expô-lo se ele for peça única ou se o estoque estiver acabando.
=> Outras dicas para o sucesso é ganhar pouco em cada produto e vender muito, manter o canal de comunicação aberto com os funcionários; reinvestir na empresa, sempre; pensar como o seu público.Ter consciência de seus desejos e dificuldades ajuda muito, oferecer marcas conhecidas facilita a comercialização.