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Revista O Empresário / Número 115 · Dezembro de 2007



Veja abaixo cinco dicas de promoções que podem se encaixar nas suas necessidades:

1) Brinde Grátis
A promoção mais popular que existe e os consumidores adoram. Se você tem um produto para vender e pode oferecer de brinde, que tal aplicar agora? Compre uma bicicleta e leve um boné, compre uma blusa e leve uma calcinha, compre um tênis e ganhe uma meia, compre um perfume e leve um desodorante.

2) Parcerias
Faça parcerias com outros lojistas. Se você vende sapatos, faça parceria com uma loja de roupas. Se você vende computadores, faça parceria com uma escola de informática. Ofereça benefícios aos clientes através de parcerias. Tudo é viável, não custa muito e é só colocar as idéias para funcionarem.

3) Desconto Progressivo
Dê descontos progressivos para maiores quantidades adquiridas. Mesmo que seu lucro unitário baixe, você ganha na quantidade. Compre dois e ganhe 10% de desconto, compre três e ganhe 15% de desconto, que tal?

4) Cupom de Sorteio
Promova sorteio de um brinde grande, especial, para seus clientes. É certo que entre a sua loja (que fará o sorteio) e a do concorrente (que não fará nada), o cliente preferirá a sua. Pode ser uma bicicleta, um celular com câmera, uma bela cesta de natal, um carro, enfim, o que sua imaginação e o caixa permitirem.

5) Divulgação
De nada adianta fazer “pague um leve dois”, decoração, investir, motivar e treinar colaboradores se não divulgar. Use mídias convencionais e alternativas como rádio, jornal, panfletos, internet em geral (e-mail marketing, orkut, msn, site). Se você tem loja de rua, vista um colaborador de Papai Noel e coloque-o na frente da sua loja.

Faça a diferença! Faça um planejamento para todo o período de uma verba específica, de acordo com as suas disponibilidades, mas não deixe de divulgar. “Se propaganda ruim funciona, imagine a boa”, dizemos publicitários.

Assim, o mais importante é saber que quanto mais esforços você concentrar, melhores serão os seus resultados, a satisfação dos seus clientes e seus lucros.
Feliz Natal e sucesso na empreitada!
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