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Revista O Empresário / Número 110 · Julho de 2007



O mau atendimento pode ser interpretado como um ato de loucura. E é uma tremenda falta de respeito com o cidadão e com o ser humano. E o que é mais grave: é uma burrice crônica, porque essas pessoas estão rasgando dinheiro.
Está havendo uma profunda mudança nos conceitos de relacionamento com os clientes e muitas empresas ainda “não acordaram” para a nova realidade. Saímos da era do produto para a era do cliente, mas a maioria das empresas e empresários ainda não percebeu isso.

Hoje é mais do que necessário a empresa agir de forma diferente. O mercado está cada vez mais competitivo, cada vez aparecem mais concorrentes; está tudo igual e os preços se encostam. Então, é preciso criar um diferencial para que o cliente se lembre sempre da empresa. Em todo este processo, até mesmo os conceitos clássicos de marketing precisam ser revistos.

A propaganda, a publicidade, é um recurso extremamente necessário, mas ela serve apenas para levar o cliente até à empresa. Ela não tem capacidade de sustentação. Nenhuma propaganda no mundo, por melhor que seja, se não causar uma experiência extremamente positiva, levará o cliente embora para os braços da concorrência. Além de atrair o consumidor,é necessário bom atendimento na hora da compra e do bom relacionamento no pós-venda.

É bem melhor a empresa manter o cliente fiel por vários anos do que ficar sistematicamente mudando a clientela. A preocupação deve ser em atender de forma excepcional e construir uma relação com o cliente para que ele volte sempre e indique você para outras pessoas. Este é o melhor retorno que uma empresa pode obter. O cliente encantado é o melhor vendedor do mundo. Quer multiplicar a sua força de vendas? Multiplique o número de clientes encantados.
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