Revista O Empresário / Número 102 · Novembro de 2006
O consumidor brasileiro valoriza a fé, as tradições, o respeito ao mais velho e é também voltado à família, ao lar e aos relacionamentos. Estas características o definem como devoto e intimista, diz estudo.
Os consumidores em geral podem ser divididos em seis grupos: altruístas(simpáticos às causas sociais e ambientais), ambiciosos (valorizam o poder e o status social), criativos (interessados em aprender e utilizar novas tecnologias), caçadores de diversão (voltados para atividades de lazer e diversão), devotos( valorizam a fé e as tradições), e intimistas (voltados para a família, o lar e relacionamentos pessoais).
Levantamento feito pela empresa alemã Gfk Indicator, a quarta maior do mundo em pesquisas de mercado, em 25 países, identificou que, no Brasil, predominam os consumidores devotos (26%) e intimistas (25%).
Foram entrevistadas 30 mil pessoas, em abril, sendo mil delas no Brasil.
O objetivo da GfK é fazer um estudo com-pleto de hábitos e atitudes dos consumidores e do mercado onde atua ou quer atuar.
O estudo é amplo e avalia diversos hábitos da sociedade. Uma das constatações curiosas é que o Brasil é o oitavo país do mundo cuja população tem o hábito de comer ou beber quando anda ou dirige um carro(39%). Os Estados Unidos são o primeiro colocado (67%). Na Argentina, por exemplo, esse hábito foi observado em 24% da população, na China, em 29%, e no México, em 27%.