Revista O Empresário / Número 101 · Setembro de 2006
A falta de comunicação entre os diversos departamentos de uma empresa é queixa freqüentemente ouvida.
Uma das principais técnicas para entender porque o receptor da mensagem não nos entende é simplesmente se colocar no lugar dele e, a partir deste ponto de vista, analisar se a informação recebida foi clara, transparente e completa. Mais da metade das informações que passamos têm alguma chance de ser interpretada erroneamente.
DEZ ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO
Ser atual: a agilidade da boa informação é medida de qualidadde.
Ser claro: seja específico para se tornar crível e evitar interpretações erradas.
Ter consistência: suas ações não-verbais têm de estar de acordo com suas palavras.
Passar confiança: a escolha das palavras e o estilo de se comunicar constroem a sua imagem.
Ser transparente: as pessoas se sentem desprezadas se não sabem o que de fato ocorreu.
Não ser confuso: a confusão da mensagem pode ser proposital, como o uso excessivo de jargões.
Incentivar a comunicação em vários sentidos: não deixar que as informações corporativas cheguem só de cima para baixo, mas também em outros sentidos.