AECambuí | CDL
Associação Empresarial de Cambuí






QUEM SOMOS | SERVIÇOS | ASSOCIADOS | PROFISSIONAL AUTÔNOMO | EMERGÊNCIA CAMBUÍ | CONTATO
Ligue para AECambui » (35) 3431-3046
» Revista "O Empresário"
» Banco de Currículo
» Últimas Notícias
» A legislação e o empresário
» Auto-Ajuda
» Comportamento
» comunicação
» Conselhos Úteis
» Finanças ao seu alcance
» Jurisprudência
» Momento Empresarial
» Tipos de Consultas SCPC
» Vida saudável
» Turismo
» Fotos da Cidade
» Fotos dos Cursos
» Memória Viva





VOLTAR
Conselhos Úteis



Publicado em: 19/06/2016

27 Usos Criativos para Cascas de Laranja


O clima mais frio tem tudo a ver com frutas cítricas e, particularmente, com as laranjas. Isso significa muitas mãos cheirando a cascas de laranjas e muitas cascas de laranjas jogadas no lixo... Mas você sabia que pode utilizá-las de uma forma bem criativa? Aqui vão algumas sugestões:


1. Raspas de Laranja

Provavelmente, este é o mais autoexplicativo uso das cascas de laranja. Elas acrescentam um sabor adocicado e levemente ácido aos seus marinados para carne, bolos e mesmo saladas. Raspas de laranja podem também dar um sabor especial à sua xícara de café matinal ou chá da tarde! Você pode fazer um estoque de raspas e guardar no congelador.

2. Conservar Açúcar Mascavo

Acrescente cascas de laranja ao açúcar mascavo para eliminar a umidade e impedir que fique empedrado.

3. Iniciar fogo

Esta fruta de cor viva também pode ser usada para começar fogo! Utilize uma casca de laranja seca para começar fogo no seu próximo acampamento, ou deixe o fogo de sua lareira perfumada e brilhante.


4. Faça cascas de laranja cobertas com chocolate

Uma guloseima deliciosa, cascas de laranja açucaradas são consumidas na hora do lanche em muitos países da Europa, e são bem fáceis de fazer! Simplesmente derreta chocolate e cubra um ou todos os lados de uma casca de laranja açucarada.

5. Faça cascas de laranja açucaradas

Essa delícia é feita fervendo cascas de laranja em uma calda de água com açúcar por cerca de uma hora. Depois, pode-se cobri-las com chocolate derretido (como descrito acima), ou passá-las no açúcar cristal, para um sabor ainda mais doce.

6. Óleo de oliva com um toque de laranja

Se você quiser dar um "up" na sua salada, coloque um pedaço de casca de laranja seca na sua garrada de azeite de oliva. Você verá como seus "verdes" ficam mais saborosos.


7. Faça chá de laranja

Não há necessidade de saquinhos de chá! Deixe secar algumas cascas de laranja e as coloque em água quente na próxima vez em que você estiver com vontade de beber algo quente e com sabor de laranja. Chá de laranja é ótimo também quando você está com congestão nasal, pois a fruta cítrica é ótima para aliviar sinusites.

8. Fabrique uma esponja natural

Cascas de laranja podem ser usadas como esponjas, também! Antes que elas sequem completamente, elas contém vários óleos essenciais que auxiliam na remoção de gorduras das superfícies, bem como de panelas e utensílios de cozinha. Se sua pia ou balcão estão sujos de gordura, use cascas de laranja para removê-la.

9. Desodorizante e aromatizante

Não é segredo que o aroma de uma laranja recém-descascada pode limpar um ambiente. Coloque cascas de laranja debaixo da lixeira da cozinha, ou pendure-as em um cordão no banheiro para ter um cheiro bem gostoso em casa o dia inteiro.


10. Limpeza da lixeira

Uma ótima maneira de limpar a sua lixeira é colocar cascas de laranja dentro dela, vazia, é claro. Coloque-as na lixeira e esfregue até que esteja limpa. A seguir, enxágue com água. O ácido cítrico removerá odores desagradáveis que vêm da lixeira.

11. Purificador de ar

Ferva cascas de laranja em água para refrescar o ar da cozinha. Você também pode adicionar um pau de canela ou umas folhinhas de hortelã à mistura, se quiser recriar o aroma dos purificadores de ar. Se você tiver uma lareira em casa, coloque no fogo um saco de papel contendo cascas de laranja secas. Sua casa ficará com um perfume delicioso.

12. Desodorizante de refrigerador

Cascas de laranja também podem ser excelentes desodorizadores para seu refrigerador. Corte uma laranja pela metade. Remova a parte interna (coma!). Em seguida, encha as cascas com sal, coloque-as em uma pequena tigela em seu refrigerador e deixe-as assim por uma ou até duas semanas.


13. Limpador cítrico

Você pode fazer sue próprio limpador cítrico misturando vinagre com cascas de laranja em um pouco de água fervente.

14. Vela de casca de laranja

Se você faz velas caseiras, para uso pessoal ou para vender, experimente colocar a casca de uma laranja dentro delas - o perfume é maravilhoso!

15. Árvore de topiaria

Faça a sua árvore de topiaria com cascas de laranja para uma decoração perfumada em sua casa.



16. Bucha corporal

Enrole cascas de laranja em pedaço de gaze e esfregue-as na sua pele enquanto toma a sua chuveirada. Sua pele ficará brilhante e com um ótimo perfume.

17. Óleo para o banho

Extraia o óleo das cascas de laranja triturando-as e fermentando-as com vodca ou álcool por três dias. Coe o óleo de acrescente algumas gotas ao seu banho de imersão. Oleo de laranja é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e benéficas para o tônus e a textura da pele.

18. Sais de banho

Deixe as cascas de laranja secarem completamente e triture-as num processador de alimentos até que fiquem como um pó fino. Depois, é só espalhar um pouco do pó na água do seu banho de imersão.


19. Reduz a pressão arterial

Cascas de laranja podem ser utilizadas para baixar a pressão sanguínea. Elas têm sido parte da medicina natural chinesa por milhares de anos, com este propósito.

20. Acalmam sintomas de depressão e ansiedade

Óleo de laranja pode ser utilizada para aliviar sintomas de ansiedade e depressão através de umas gotas num banho de imersão, ou esfregando um pouquinho de óleo nas têmporas e na testa.

21. Faça um alimentador de passarinhos

Para fazer um alimentador de passarinhos natural e que será adorado pelas aves, corte uma laranja pela metade e remova a parte interna da fruta (coma!). Pegue as metade ocas das cascas de laranja e faça três furos com espaços proporcionais nelas. Então, passe um cordão ou barbante comum pelos furos e pendure as cascas nas árvores. Encha as cascas ocas com alpiste e aguarde a visita de muitos visitantes emplumados!


22. Repelente contra mosquitos

Se você procura por um repelente de mosquitos natural, peque umas cascas de laranja frescas e esfregue-as na sua pele. O aroma cítrico manterá você livre deles.

23. Repelente de lesmas

Se você tem problemas com lesmas no seu jardim, experimente espalhar algumas cascas de laranja pelo chão para mandá-las embora.

24. Repelente de formigas

Coloque cascas de laranja nas áreas da sua casa onde existem problemas com formigas. Óleo de laranja também pode ser usado em vez das cascas, se você se preocupa com as cascas se deteriorando.



25. Afastar gatos de rua

Se você quiser manter gatos de rua longe da sua casa, espalhe cascas de laranja ao redor da residência porque gatos não gostam do cheiro. Se você tem um gato em casa, com tendências a acomodar-se onde não deve, você pode esfregar cascas de laranja (ou óleo) perto dos locais onde não queira que ele vá.

26. Fazer dentaduras de brinquedo

Cascas de laranja podem ser usadas para fazer dentes engraçados para as crianças colocarem na boca. Simplesmente corte uma fatia de laranja, coma a fruta, e então, entalhe formas engraçadas na casca. Sugira às crianças que andem por aí com a casca "entalhada" cobrindo os dentes e elas certamente se divertirão muito.

27. Ornamento de cascas de laranja

Faça "joias" perfumadas e divertidas com suas pequenas princesas, inteiramente com cascas de laranja! Basta deixar as cascas secarem, cortá-las no formato que quiser - com um furo no meio - e passar um fio entre elas. Podem ser usadas pelas crianças ou penduradas onde você quiser que fique perfumado.

Então agora você já sabe: não jogue fora as cascas de laranja!


Notícias da mídia Exercícios para fazer na cama ao acordar Quando o despertador toca de manhã sempre bate a preguiça de levantar da cama. Mais 10 minutos de soneca e você já está atrasada, não é? Ao longo do dia, o pescoço começa a doer, suas costas também e você já está na terceira xícara de café. Um jeito muito fácil de evitar todos esses problemas é manter uma pequena rotina de exercícios logo que você acorda. Respiração e alongamento ajudam a despertar e dar mais energia, sabia? "Estudos mostram que ao despertarmos pela manhã nossos músculos ficam 10% mais curtos e rígidos devido ao repouso prolongado da noite. O alongamento matinal é de grande importância, além de relaxar a musculatura e o corpo, previne dores que ao longo do dia podem ser sentidas", explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates SPa&Estética, Mariana Novaes. São 6 exercícios bem simples que levam só 5 minutos: stretching 1. Deitada na cama retire seu travesseiro e alinhe bem sua coluna. Estique os braços e as pernas, de modo que seu corpo fique todo esticado. Entrelace suas mãos e estique-as para cima, fazendo uma tração na coluna. Repita esse movimento duas vezes por 20 segundos. 2. Deitada, dobre seus joelhos e leve em direção ao tronco, como se fosse abraçar as pernas. Mantenha por 20 segundos nessa posição e depois repita por mais uma vez. 3. Deitada, apoie seus pés na cama, flexione um pouco seu quadril e leve-o para o lado, deixando sua cabeça para o lado oposto do quadril. (Se levou o quadril para o lado direto, leve a cabeça para o lado esquerdo) Abra bem seus braços e relaxe. Faça dos dois lados, mantendo por 20 segundos na posição de alongamento e repetindo duas vezes. 4. Deitada, apoie os pés na cama unindo-os calcanhar com calcanhar e abra as pernas, fazendo a famosa posição da borboleta. Mantenha na postura de alongamento durante 20 segundos repetindo 2 vezes o movimento. 5. Sentada com o corpo ereto, pegue o braço direito e leve em direção a cabeça, puxando-a para o lado direito. Você irá sentir alongar a região do músculo trapézio e a região cervical do lado contralateral. Repita esse movimento por duas vezes mantendo por 20 segundos e repita no outro lado. 6. Todos os alongamentos devem ser associados a uma respiração lenta e profunda, inspirando o ar pelo nariz e expirando pela boca auxiliando o maior relaxamento muscular. A professora e proprietária da Personal Work, Adriane Lafemina explica como fazer o exercício: Deite com as pernas flexionadas, plantas dos pés na cama, mãos abaixo do umbigo e com a ponta dos dedos médios se tocando (se quiser junte os joelhos). Feche os olhos, inspire pelo nariz, sentindo o abdômen inchar: imagine um balão no abdômen, que se enche de ar na inspiração. Expire pelo nariz até o abdômen murchar completamente. Sinta que ao expirar o abdômen se contrai para dentro. Não force sua respiração, nem muito rápida, nem muito profunda, apenas observe seu ritmo. Experimente deixar sua expiração um pouco mais lenta que a inspiração! Faça o exercício de três a cinco minutos.

AECambuí | CDL - Associação Empresarial de Cambuí
Agência WebSide