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Publicado em: 11/04/2018

O esporte faz bem à saúde, todo mundo sabe. Mas sabia que a prática de uma atividade física também permite cuidar do seu estado de espírito? Conheça os efeitos anti estresse da caminhada. Vamos analisar esse esporte numa outra perspectiva!

A caminhada ajuda a relaxar

Em casa, no trabalho, no meio social. Algumas vezes, os problemas tendem a se acumular, gerando situações de estresse difíceis de controlar.

A prática regular de uma atividade suave como a caminhada lhe permite, num primeiro momento, se afastar dos seus problemas.

São muitos os praticantes de caminhada esportiva que confirmam e testemunham os benefícios dessa modalidade esportiva para o seu dia a dia.

Caminhar é um verdadeiro momento de descontração, uma boa oportunidade para desligar o cérebro do trabalho. Aproveite, portanto para tomar um ar, recarregar as baterias e eliminar o estresse para o resto do dia!

Esse esporte permite dar liberdade ao corpo e ao espírito. Enquanto caminhamos, naturalmente pensamos em inúmeras coisas, o que pode nos trazer reflexões que nos permitam resolver eventuais problemas da vida cotidiana.

São momentos em que sua mente fica livre de tudo, permitindo que seus pensamentos sejam mais naturais e sem influências de ambientes como o trabalho, por exemplo, onde tudo o que está ao redor, muitas vezes não te permite pensar claramente. Tire a prova! Às vezes você nem vai perceber que está praticando um esporte.

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De que forma a caminhada ajuda a combater o estresse?

Quando você caminha, o seu sangue fica mais bem oxigenado. Este fornecimento suplementar de oxigênio gera uma sensação de serenidade que perdura após atividade.

Durante o esforço, o seu corpo produz até 5 vezes mais endorfina do que em repouso, a endorfina é também conhecida pelo nome de “hormônio da felicidade”! Fonte de bem-estar para o seu espírito, este hormônio o ajuda a ter um pensamento positivo e previne os estados depressivos associados aos momentos de maior estresse.

No entanto, para tirar partido destes benefícios é preciso manter uma atividade de esforço durante pelo menos 30 minutos.

A postura correta para otimizar os efeitos anti estresse da caminhada

Os seus movimentos devem ser relaxados

Os primeiros sinais de estresse surgem, muitas vezes, na região dos ombros e das costas. Para eliminar as tensões que afetam essas áreas, faça movimentos amplos e relaxados, principalmente com os braços.

2 – Sorria!

Ao relaxar os músculos do rosto e sorrindo, caminhará com mais prazer ainda. Experimente, é automático!

Encontre-se consigo mesmo!

Durante a caminhada você deve sempre ser capaz de manter uma conversação. Também é possível praticar sozinho, para se encontrar melhor. Dê preferência a rotas longe do tráfego e da poluição.

E você? Sente os efeitos anti estresse da caminhada? Compartilhe a sua experiência!







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